Fachada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do campus da Praia Vermelha, na Urca (Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva)

Fachada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do campus da Praia Vermelha, na Urca (Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva)

Ouvir a notícia

Cedae realiza manutenção no Sistema Guandu e afeta abastecimento de água no Rio - Cedae realiza manutenção no Sistema Guandu e afeta abastecimento de água no Rio

0:000:00

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou a conclusão da manutenção no Sistema Guandu, realizada na terça-feira, às 19h40. A interrupção do abastecimento afetou diversas cidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. A normalização do fornecimento de água pode levar até 72 horas.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu as aulas na Escola Politécnica e na Escola de Química devido à falta d'água. A UFRJ informou que as cisternas da Cidade Universitária ainda estão em processo de enchimento. A normalização do abastecimento depende da recuperação total da produção de água tratada pela Cedae.

Durante a paralisação, a Cedae executou obras de modernização, incluindo a instalação de macromedidores, que aumentam a precisão na medição do volume de água. O diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura, destacou a importância dessas melhorias para evitar paradas emergenciais e garantir a eficiência do sistema.

As concessionárias responsáveis pela distribuição de água, Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, estão realizando melhorias em suas áreas de atuação. A Águas do Rio, que atende o Centro e as zonas Norte e Sul, informou que cerca de 40 serviços foram realizados durante a paralisação. A normalização do abastecimento será gradual e pode demorar mais em áreas elevadas.

A Iguá prioriza o abastecimento de serviços essenciais, como unidades de saúde e ensino, enquanto a Rio+Saneamento aproveita o período para realizar intervenções em seu sistema. Ambas as concessionárias recomendam que os consumidores armazenem água para necessidades básicas e adiem tarefas que demandem alto consumo até a regularização do sistema.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela