Notícias

Gelo marinho do Ártico atinge menor nível em 47 anos devido às mudanças climáticas

Gelo marinho no Ártico atinge menor nível em 47 anos, enquanto a Antártida enfrenta cobertura crítica, evidenciando a urgência das mudanças climáticas.

Derretimento das geleiras é um dos efeitos mais preocupantes do aquecimento global (Foto: Ekaterina Anisimova/AFP)

Derretimento das geleiras é um dos efeitos mais preocupantes do aquecimento global (Foto: Ekaterina Anisimova/AFP)

Ouvir a notícia

Gelo marinho do Ártico atinge menor nível em 47 anos devido às mudanças climáticas - Gelo marinho do Ártico atinge menor nível em 47 anos devido às mudanças climáticas

0:000:00

O Ártico registrou em 2025 o menor pico de gelo marinho em 47 anos, com 14,33 milhões de km². Este dado alarmante reflete os impactos das mudanças climáticas, que têm acelerado o derretimento do gelo nas regiões polares. O pico foi alcançado em 22 de março, superando o recorde anterior de 14,41 milhões de km² estabelecido em 2017.

Walt Meier, principal pesquisador do National Snow and Ice Data Center (NSIDC), destacou que “este novo recorde de mínimos é mais um indicador de como o gelo marinho do Ártico mudou fundamentalmente”. Além disso, a Antártida também enfrentou uma cobertura de gelo crítica, com 1,98 milhão de km² em 1º de março, a segunda menor extensão registrada, empatando com os anos de 2022 e 2024.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e o Serviço Europeu de Mudanças Climáticas Copernicus informaram que a soma das superfícies congeladas nos dois polos em fevereiro foi a menor já registrada. A redução do gelo marinho altera os padrões meteorológicos e ameaça os ecossistemas, impactando a vida humana.

A diminuição do gelo contribui para o aquecimento dos oceanos, que absorvem mais energia solar, acelerando o degelo. Essa situação também abre novas rotas marítimas, aumentando o interesse geopolítico em áreas como a Groenlândia, rica em recursos minerais. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem manifestado interesse em controlar essa região estratégica.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela