22 de mai 2025
Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta e Santorini sem causar danos graves
Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta e Santorini, mas autoridades garantem que não há risco de tsunami e danos são mínimos.
Um homem e seu cachorro caminham entre os escombros, após um terremoto que atingiu a ilha de Creta, em Heraclión (Grécia), nesta quarta-feira. (Foto: Stefanos Rapanis/REUTERS)
Ouvir a notícia:
Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta e Santorini sem causar danos graves
Ouvir a notícia
Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta e Santorini sem causar danos graves - Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta e Santorini sem causar danos graves
Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu as ilhas gregas de Creta e Santorini na madrugada desta quinta-feira. O epicentro foi localizado a 79 quilômetros da capital cretense, Heraclión, e o tremor foi sentido em países vizinhos, como Turquia, Egito, Chipre e Israel. Apesar de alertas de tsunami emitidos pelo Centro Sismológico Euromediterrâneo (CSEM), as autoridades gregas descartaram qualquer risco, afirmando que a profundidade do sismo, de 60,3 quilômetros, não representa perigo.
O diretor do Instituto Geodinâmico do Observatório Nacional de Atenas, Vasilis Karastathis, afirmou que "com esta profundidade e tão longe da costa, não há nenhum problema neste momento". O tremor causou pequenos deslizamentos de terra e alguns danos em casas desabitadas, mas o Serviço de Bombeiros da Grécia não registrou chamadas de emergência ou danos significativos.
Medidas de Precaução
As autoridades decidiram manter as escolas abertas em Creta, mas fecharam o desfiladeiro de Imbros, popular entre turistas, como medida de precaução. A região já havia enfrentado uma série de tremores nos últimos meses, levando à evacuação de cerca de 9.000 pessoas e ao fechamento de escolas em Santorini. Desde o início do ano, mais de 550 tremores foram registrados na área, embora não tenham causado vítimas.
Grecia é uma das regiões mais propensas a terremotos da Europa, devido à sua localização em uma zona tectônica ativa. A complexa rede de falhas e microplacas no Mar Egeu, onde estão Creta e Santorini, gera não apenas sismos, mas também atividade vulcânica submarina. Recentemente, um terremoto de magnitude 6 havia levado as autoridades a emitir um alerta de tsunami, que também foi considerado desnecessário.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.