09 de jul 2025
Papa pede conversão de céticos sobre a urgência do aquecimento global
Papa Leão XIV convoca à conversão ecológica e critica negacionistas do clima em missa que celebra dez anos da encíclica "Laudato Si’".

O Papa, na primeira missa para o cuidado da criação, uma nova forma de liturgia, que celebrou nos jardins de Castel Gandolfo. (Foto: YARA NARDI/EFE/Pool)
Ouvir a notícia:
Papa pede conversão de céticos sobre a urgência do aquecimento global
Ouvir a notícia
Papa pede conversão de céticos sobre a urgência do aquecimento global - Papa pede conversão de céticos sobre a urgência do aquecimento global
O Papa Leão XIV, em sua primeira missa dedicada à preservação do meio ambiente, reafirmou a continuidade da luta ambiental da Igreja, criticando os negacionistas do clima. A cerimônia ocorreu em Castel Gandolfo, onde o Papa destacou a urgência de uma conversão ecológica em um mundo afetado pelo aquecimento global e conflitos armados.
Durante a missa, o Papa enfatizou a necessidade de rezar pela conversão de pessoas que ainda não reconhecem a importância de cuidar da Terra. Ele mencionou que muitos desastres naturais são resultado dos excessos humanos e questionou se a sociedade está realmente disposta a mudar. "A Igreja deve se comprometer, mesmo que isso exija coragem para se opor ao poder destrutivo," afirmou.
A celebração também marcou os dez anos da encíclica "Laudato Si’", que aborda o cuidado com a casa comum. O novo formato da missa, aprovado pelo dicastério para o Culto Divino, introduziu um rito específico para a proteção do planeta, gerando reações críticas de setores ultraconservadores na Itália.
Compromisso com o Meio Ambiente
Leão XIV já demonstrou preocupação com questões ambientais em mensagens anteriores, incluindo uma enviada à FAO, onde alertou sobre a necessidade de ações coordenadas para garantir a segurança alimentar em um mundo em crescimento. Além disso, o Papa não descartou a possibilidade de participar da COP30, que ocorrerá em Belém, Brasil, em novembro.
Os bispos de diversas regiões, como África e América Latina, também têm abordado a conversão ecológica, pedindo que países ricos paguem sua "dívida ecológica" com os mais pobres. O cardeal Jaime Spengler, de Porto Alegre, ressaltou que "é hora de decisões corajosas" para garantir um futuro sustentável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.