09 de jul 2025
Veja a data da lua cheia de julho e como observá-la em sua plenitude
Prepare se para a lua cheia de julho, que atinge seu pico em 9 de julho, e não perca os eclipses lunar e solar em setembro.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Veja a data da lua cheia de julho e como observá-la em sua plenitude
Ouvir a notícia
Veja a data da lua cheia de julho e como observá-la em sua plenitude - Veja a data da lua cheia de julho e como observá-la em sua plenitude
Os amantes da astronomia devem se preparar para observar a lua cheia de julho, conhecida como buck moon, que atingirá seu pico de iluminação no dia 9 de julho, às 16h37 (horário de Brasília). Para quem está na América do Norte, a melhor visualização ocorrerá algumas horas após o pôr do sol, quando a lua estará acima do horizonte.
Historicamente, a lua cheia de julho recebe esse nome devido ao crescimento rápido dos chifres dos cervos machos, os chamados bucks. Tribos indígenas também têm suas denominações: os Cree a chamam de lua da troca de penas, enquanto os Tlingit referem-se a ela como lua do salmão, em alusão às migrações sazonais desses peixes.
Fenômenos Astronômicos
Além da lua cheia, os observadores do céu poderão se preparar para um eclipse lunar total em setembro, seguido por um eclipse solar parcial duas semanas depois. O eclipse lunar, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de setembro, será visível em várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia e América do Sul. Durante esse fenômeno, a lua passará pela sombra da Terra, adquirindo uma coloração avermelhada, conhecida como lua de sangue.
O eclipse solar parcial, programado para 21 de setembro, será visível em regiões da Austrália, Atlântico e Pacífico. Neste evento, a lua bloqueará parcialmente a luz do sol, criando um efeito visual impressionante.
Observação dos Planetas
Embora nenhum planeta seja visível durante a lua cheia, Venus, Júpiter e Marte farão aparições no final de julho. Nos dias 21 e 22, Venus e Júpiter estarão baixos no horizonte antes do amanhecer, acompanhados pelos aglomerados estelares Pleiades e Hyades. Já Marte será visível ao lado da lua crescente no dia 28 de julho.
Julho também marca o 60º aniversário do primeiro sobrevoo bem-sucedido de Marte, realizado pela sonda Mariner 4 em 1965, que capturou as primeiras imagens do planeta vermelho. Os entusiastas da astronomia têm muito a esperar neste mês, com eventos celestiais que prometem encantar a todos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.