Notícias

Passarinhos Tesourinha-da-Mata reaparecem em parque do Rio após mais de um ano

A Tesourinha da Mata, espécie endêmica, não era vista há mais de um ano. Recentemente, uma família foi avistada no Parque Nacional dos Três Picos. O guarda parque Vagner Moraes registrou o momento com fotos e vídeos. A espécie, Phibalura flavirostris, tem cauda em formato de tesoura. A gestora Maria Alice Pícoli destaca a importância da conservação da biodiversidade.

Filhote de espécie Tesourinha-da-Mata se aproxima de guarda-parque no Rio (Foto: Divulgação)

Filhote de espécie Tesourinha-da-Mata se aproxima de guarda-parque no Rio (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Passarinhos Tesourinha-da-Mata reaparecem em parque do Rio após mais de um ano - Passarinhos Tesourinha-da-Mata reaparecem em parque do Rio após mais de um ano

0:000:00

Uma família de passarinhos Tesourinha-da-Mata, que não era vista há mais de um ano, foi avistada no Parque Nacional dos Três Picos, no Rio de Janeiro. O guarda-parque do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Vagner Moraes, conseguiu registrar o momento em vídeo e fotos, quando um filhote se aproximou dele. Essa espécie, conhecida cientificamente como Phibalura flavirostris, é endêmica da Mata Atlântica, existindo apenas na América do Sul.

As Tesourinhas-da-Mata são raramente localizadas, geralmente em áreas altas e frias, o que torna o avistamento no parque, próximo à cidade de Nova Friburgo, ainda mais significativo. A gestora do Parque Nacional dos Três Picos, Maria Alice Pícoli, destacou a importância do registro, afirmando que "registrar a Tesourinha-da-mata nos proporciona um momento de êxtase por fazer parte do resultado de um trabalho árduo e diário, em prol da conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro".

Esse avistamento é um indicativo positivo sobre a conservação da fauna local e reforça a importância de iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente. A presença da Tesourinha-da-Mata no parque é um sinal de que os esforços de preservação estão dando frutos, contribuindo para a biodiversidade da região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela