Notícias

Descoberta de sítio arqueológico de 2.700 anos na Jordânia pode revelar visita de reis bíblicos

Arqueólogos identificaram o sítio "Mahanaim" na Jordânia, ligado à realeza israelense. Vestígios encontrados corroboram passagens bíblicas, sugerindo uso por elites. O local, conhecido como "Tall adh Dhahab al Gharbi", remonta ao século VIII a.C. Descobertas incluem blocos de pedra com gravuras de cenas da vida cotidiana. Mahanaim é mencionado na Bíblia como local de coroação e refúgio de reis.

Tulul adh-Dhahab, sítio arqueológico na Jordânia (Foto: Divulgação Israel Finkelstein)

Tulul adh-Dhahab, sítio arqueológico na Jordânia (Foto: Divulgação Israel Finkelstein)

Ouvir a notícia

Descoberta de sítio arqueológico de 2.700 anos na Jordânia pode revelar visita de reis bíblicos - Descoberta de sítio arqueológico de 2.700 anos na Jordânia pode revelar visita de reis bíblicos

0:000:00

Um sítio arqueológico na Jordânia, identificado como Mahanaim, foi reconhecido por pesquisadores do Instituto de Arqueologia de Tel Aviv como um local mencionado na Bíblia hebraica. Conhecido também como Tall adh-Dhahab al-Gharbi, o local fazia parte do reino de Israel e era utilizado por indivíduos de elite, possivelmente pela realeza. O artigo, publicado na revista Tel Aviv em 20 de novembro, é assinado pelos arqueólogos Israel Finkelstein e Tallay Ornan, que encontraram vestígios que corroboram passagens bíblicas.

O termo Mahanaim, que significa "dois campos" em hebraico antigo, está associado ao campo de Penuel, identificado como Tall adh-Dhahab esh-Sharqi. A Bíblia sugere que Penuel abrigava um templo há centenas de anos. Entre 2005 e 2011, escavações revelaram uma plataforma retangular que pode ser um templo, além de blocos de pedra com imagens gravadas, como pessoas tocando uma lira e cenas de banquetes, indicando um uso por elites israelenses.

Finkelstein e Ornan destacaram que o estilo das gravuras é similar ao de murais do século VIII a.C. encontrados em Kuntillet 'Ajrud, no Egito, sugerindo que os blocos de Tall adh-Dhahab al-Gharbi também datam dessa época e foram feitos por artistas do reino de Israel. Os pesquisadores afirmaram que tanto Mahanaim quanto Penuel foram construídos por Jeroboão II, rei de Israel no século VIII a.C., e que o edifício pode ter sido utilizado por reis israelenses.

Finkelstein mencionou que a Bíblia relata que o rei Ishbaal foi coroado em Mahanaim e que o rei Davi se refugiou no local durante sua guerra contra Absalão, seu filho. No entanto, ele ressalta que, apesar das referências bíblicas, "não há como saber" se os reis realmente visitaram o edifício, conforme declarado ao site Live Science.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela