10 de jan 2025
Homem é preso no aeroporto de Nova Délhi com crânio de crocodilo na bagagem
Um canadense foi preso em Nova Délhi com um crânio de crocodilo na bagagem. O crânio, de 777 gramas, pertence a uma espécie protegida pela lei indiana. Entre 2011 e 2020, 141 apreensões de vida selvagem ocorreram em aeroportos indianos. O caso evidencia o uso de aeroportos para contrabando de animais na Índia. O governo indiano intensifica ações contra o tráfico de animais silvestres.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Homem é preso no aeroporto de Nova Délhi com crânio de crocodilo na bagagem
Ouvir a notícia
Homem é preso no aeroporto de Nova Délhi com crânio de crocodilo na bagagem - Homem é preso no aeroporto de Nova Délhi com crânio de crocodilo na bagagem
Um homem canadense foi preso pelas autoridades indianas no aeroporto de Nova Délhi após a descoberta de um crânio de crocodilo em sua bagagem. O homem, de 32 anos e cuja identidade não foi divulgada, estava a caminho do Canadá quando foi parado durante uma verificação de segurança no Aeroporto Internacional Indira Gandhi (DEL). Segundo a Receita Federal de Delhi, o crânio, que pesa aproximadamente 777 gramas e possui dentes afiados, foi encontrado envolto em um pano de cor creme.
O crânio pertence a uma espécie protegida pela Lei de Proteção à Vida Selvagem da Índia, e o homem violou tanto essa lei quanto o Ato de Alfândega. O crânio foi encaminhado ao Departamento de Florestas e Vida Selvagem para testes laboratoriais. A Receita Federal destacou que o caso evidencia uma grave violação das leis de vida selvagem e alfândega, ressaltando a importância da colaboração entre os departamentos para evitar o contrabando de itens de vida selvagem protegidos.
Um relatório de 2022 da TRAFFIC, uma organização não governamental que monitora o comércio de vida selvagem, revelou que o crescimento do setor de aviação na Índia também tem facilitado o contrabando de animais. Entre 2011 e 2020, foram registrados 141 incidentes de apreensão de vida selvagem em aeroportos indianos, envolvendo 146 espécies de animais, com répteis, como crocodilos e cobras, representando 46% das apreensões.
A Índia é considerada um dos dez principais países que utilizam o setor aéreo para o tráfico de vida selvagem, segundo Atul Bagai, chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na Índia. O governo indiano tem intensificado esforços para combater o tráfico de animais silvestres, em conformidade com a Lei de Proteção à Vida Selvagem e como membro da CITES, a principal entidade internacional de regulamentação do comércio de vida selvagem. O caso do viajante canadense não é isolado, já que no ano passado, a TSA encontrou uma jiboia viva de um metro e vinte em uma mala no Aeroporto de Tampa, na Flórida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.