24 de jan 2025

Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver
A flor cadáver floresceu em Sydney pela primeira vez desde 2010, atraindo multidões. Conhecida como amorphophallus titanium, a planta exala odor de carne podre. Filas de até três horas se formaram no Jardim Botânico para ver a flor. A flor, apelidada de Putrícia, tem pétalas carmesim e pode medir mais de um metro. Uma transmissão ao vivo da flor acumulou cerca de um milhão de acessos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver
Ouvir a notícia
Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver - Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver
Uma planta rara, conhecida como flor-cadáver, floresceu em Sydney nesta sexta-feira pela primeira vez em mais de uma década, atraindo milhares de visitantes. A espécie, chamada de Putrícia, uma combinação de “Pútrida” e “Patrícia”, exala um odor semelhante ao de carne podre, o que despertou a curiosidade do público. O Jardim Botânico Real da cidade permaneceu aberto até quase a meia-noite de quinta-feira para acomodar a multidão.
O nome científico da flor-cadáver é amorphophallus titanium, e na Indonésia, onde é nativa, é conhecida como bunga bangkai. Esta planta gigante possui pétalas carmesim caneladas e pode atingir mais de um metro de altura, com um pedúnculo que chega a três metros. Normalmente, a flor não floresce mais de uma vez a cada poucos anos e sua duração é de apenas um dia. A última vez que a flor apareceu em Sydney foi em 2010.
Quando as pétalas de Putrícia começaram a se abrir na tarde de quinta-feira, filas de até três horas se formaram para que as pessoas pudessem vê-la. Brett Summerell, cientista-chefe do Jardim Botânico de Sydney, comentou: “O fato de ela ser tão grande, de demorar tanto e seu cheiro realmente atraem as pessoas”. Ele comparou o odor a “um gambá morto”.
A moradora de Sydney, Rebecca McGee-Collett, esperou 90 minutos para observar a flor, descrevendo o cheiro como de “lixo quente”. Uma transmissão ao vivo da planta acumulou cerca de um milhão de acessos, evidenciando o grande interesse gerado por esse fenômeno natural.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.