Notícias

Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver

A flor cadáver floresceu em Sydney pela primeira vez desde 2010, atraindo multidões. Conhecida como amorphophallus titanium, a planta exala odor de carne podre. Filas de até três horas se formaram no Jardim Botânico para ver a flor. A flor, apelidada de Putrícia, tem pétalas carmesim e pode medir mais de um metro. Uma transmissão ao vivo da flor acumulou cerca de um milhão de acessos.

Pessoas tiram fotos da flor Bunga Bangkai, apelidada de “flor cadáver” por seu fedor, em Sydney, Austrália (Foto: REUTERS/Cordelia Hsu)

Pessoas tiram fotos da flor Bunga Bangkai, apelidada de “flor cadáver” por seu fedor, em Sydney, Austrália (Foto: REUTERS/Cordelia Hsu)

Ouvir a notícia

Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver - Milhares visitam Sydney para sentir o ‘odor de gambá morto’ da flor-cadáver

0:000:00

Uma planta rara, conhecida como flor-cadáver, floresceu em Sydney nesta sexta-feira pela primeira vez em mais de uma década, atraindo milhares de visitantes. A espécie, chamada de Putrícia, uma combinação de “Pútrida” e “Patrícia”, exala um odor semelhante ao de carne podre, o que despertou a curiosidade do público. O Jardim Botânico Real da cidade permaneceu aberto até quase a meia-noite de quinta-feira para acomodar a multidão.

O nome científico da flor-cadáver é amorphophallus titanium, e na Indonésia, onde é nativa, é conhecida como bunga bangkai. Esta planta gigante possui pétalas carmesim caneladas e pode atingir mais de um metro de altura, com um pedúnculo que chega a três metros. Normalmente, a flor não floresce mais de uma vez a cada poucos anos e sua duração é de apenas um dia. A última vez que a flor apareceu em Sydney foi em 2010.

Quando as pétalas de Putrícia começaram a se abrir na tarde de quinta-feira, filas de até três horas se formaram para que as pessoas pudessem vê-la. Brett Summerell, cientista-chefe do Jardim Botânico de Sydney, comentou: “O fato de ela ser tão grande, de demorar tanto e seu cheiro realmente atraem as pessoas”. Ele comparou o odor a “um gambá morto”.

A moradora de Sydney, Rebecca McGee-Collett, esperou 90 minutos para observar a flor, descrevendo o cheiro como de “lixo quente”. Uma transmissão ao vivo da planta acumulou cerca de um milhão de acessos, evidenciando o grande interesse gerado por esse fenômeno natural.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela