Notícias

Onças-pintadas nadam em sincronia e encantam em vídeo impressionante

Vídeo viral mostra cinco onças pintadas nadando sincronizadas em Goiás. Registro foi feito pelo biólogo Leandro Silveira, do Instituto Onça Pintada. Silveira destaca que onças aprendem a enxergar debaixo d'água. Onças pintadas são adeptas de ambientes aquáticos, como as várzeas amazônicas. Estudo revela que onças dessa região nadam a cada dois dias em cheias.

Biólogo registrou onças-pintadas nadando de forma sincronizada (Foto: Reprodução/Instagram @leandro_silveira_iop)

Biólogo registrou onças-pintadas nadando de forma sincronizada (Foto: Reprodução/Instagram @leandro_silveira_iop)

Ouvir a notícia

Onças-pintadas nadam em sincronia e encantam em vídeo impressionante - Onças-pintadas nadam em sincronia e encantam em vídeo impressionante

0:000:00

Um vídeo que viralizou no Instagram mostra um "cardume" de onças-pintadas nadando juntas de forma sincronizada. O registro foi feito pelo biólogo Leandro Silveira, cofundador do Instituto Onça-Pintada (IOP), e apresenta cinco felinos que observam o biólogo enquanto nadam e mergulham. Silveira destaca que as onças estão aprendendo a enxergar debaixo d'água, evidenciando o potencial dessas criaturas para desenvolver habilidades de nado.

As onças-pintadas são conhecidas por sua afinidade com ambientes aquáticos, especialmente em regiões com água corrente, como rios. O formato de seu corpo é adaptado para o nado, o que também facilita a caça. As onças que habitam as várzeas amazônicas são consideradas as melhores nadadoras, vivendo em um ambiente que as força a se adaptar a períodos de cheia.

Um estudo do Instituto Mamirauá revelou que as onças-pintadas dessa região passam a maior parte do tempo submersas, nadando em média a cada dois dias e se alimentando de animais que habitam as árvores. Durante os meses de cheia, entre junho e setembro, essas onças podem ficar até três meses sem pisar no chão, adaptando-se completamente ao seu ambiente aquático.

O vídeo compartilhado por Silveira não apenas encantou os seguidores, mas também trouxe à tona a importância da preservação das onças-pintadas e de seus habitats naturais. A interação entre o biólogo e os felinos destaca a relevância de estudos e iniciativas voltadas para a conservação dessas espécies.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela