Notícias

Quati tenta roubar almoço de turistas em Florianópolis e viraliza nas redes sociais

Vídeo de quati roubando sanduíches viralizou, alcançando 1,4 milhão de visualizações. Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) alerta sobre quatis não nativos na ilha. Floram recomenda evitar interação com quatis para proteger fauna e saúde dos animais. Polícia Militar Ambiental (PMA) adverte sobre riscos de ataques e transmissão de doenças. Biólogo explica que alimentação humana pode humanizar quatis e causar problemas de saúde.

Quati disputou pacote de sanduíches com turista na Ilha do Campeche, em Florianópolis (Foto: Redes sociais/ Reprodução)

Quati disputou pacote de sanduíches com turista na Ilha do Campeche, em Florianópolis (Foto: Redes sociais/ Reprodução)

Ouvir a notícia

Quati tenta roubar almoço de turistas em Florianópolis e viraliza nas redes sociais - Quati tenta roubar almoço de turistas em Florianópolis e viraliza nas redes sociais

0:000:00

Um quati foi flagrado tentando roubar o almoço de turistas na Ilha do Campeche, em Florianópolis. Um vídeo, publicado por Mica Silva, mostra o animal se aproximando de um grupo e agarrando um pacote de sanduíches. A disputa entre o quati e uma jovem resultou na queda do alimento, que rapidamente se tornou viral, alcançando mais de 1,4 milhão de visualizações nas redes sociais até a tarde de segunda-feira, 10 de fevereiro.

De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), os quatis não são nativos da região e foram introduzidos na ilha na metade do século passado. A fundação alerta que a interação com esses animais deve ser evitada, pois pode causar impactos negativos no equilíbrio ecológico local. A orientação é não alimentá-los, tocá-los ou interferir em seu comportamento natural.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) também recomenda que os banhistas mantenham distância dos quatis, que podem atacar se se sentirem ameaçados e podem transmitir raiva. Em caso de avistamento de um quati machucado, a PMA deve ser contatada pelo número 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

O biólogo Christian Raboch explicou que a humanização dos quatis ocorre quando as pessoas alimentam esses animais, levando-os a associar humanos a fontes de comida. Isso pode resultar em problemas de saúde para os quatis, como doenças transmitidas por humanos, incluindo herpes, que pode ser fatal para eles. O quati, conhecido cientificamente como Nasua nasua, é um animal que se alimenta de frutas e invertebrados e costuma andar em bandos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela