Breaking News

21 de fev 2025

Velvet worm é eleito o inseto do ano na Nova Zelândia com 25 mil votos

O verme de veludo, Peripatoides novaezealandiae, venceu a competição de 2025. Quase 25.000 votos foram registrados, com 9.000 participantes de várias regiões. A competição visa aumentar a conscientização sobre a importância dos insetos. O verme é considerado um "fóssil vivo" e predador voraz no ecossistema. A competição de 2025 teve forte disputa, com a mantis como segunda colocada.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Velvet worm é eleito o inseto do ano na Nova Zelândia com 25 mil votos - Velvet worm é eleito o inseto do ano na Nova Zelândia com 25 mil votos

0:000:00

Os neozelandeses escolheram o NZ velvet worm como o vencedor do concurso Bug of the Year, promovido anualmente pela Entomological Society of New Zealand. Este evento, que não possui rigor científico, visa testar as preferências dos fãs de insetos ao redor do mundo. Neste ano, cerca de 25 mil votos foram registrados por aproximadamente 9 mil pessoas, que puderam selecionar três favoritos entre 21 indicados, incluindo moscas, formigas e grilos. Após a Nova Zelândia, os maiores números de votos vieram da América do Norte, Europa e Austrália, com um total curioso de 35 votos originados de "um barco no oceano".

O NZ velvet worm, conhecido cientificamente como Peripatoides novaezealandiae, é um tipo de peripatus, um invertebrado de corpo mole que existe há milhões de anos, sendo frequentemente chamado de "fóssil vivo". Esses vermes, que se assemelham a lagartas, possuem pernas curtas e se movem por folhas em decomposição em áreas frescas e sombreadas. No território neozelandês, eles medem entre 2 a 5 centímetros de comprimento, mas podem ser maiores em outras regiões. Além de sua aparência peculiar, são predadores vorazes que se alimentam à noite, utilizando um fluido pegajoso para capturar suas presas.

A competição deste ano não oferece prêmios, mas visa aumentar a conscientização sobre esses insetos, que podem ser subestimados globalmente. Jenny Jandt, membro do comitê do Bug of the Year e professora sênior na Universidade de Otago, expressou sua esperança de que as pessoas se interessem mais pelos "creepy crawlies" ao seu redor, incentivando a fotografia e o aprendizado sobre eles. A disputa foi acirrada, com apenas 100 votos separando os dois primeiros colocados; o NZ praying mantis ficou em segundo lugar, seguido pelo giant springtail em terceiro, descrito como "adorável". O último lugar foi ocupado pelo New Zealand dobsonfly, conhecido como "toe-biter" devido a encontros anteriores com humanos. Os fãs de insetos têm até julho para indicar seus favoritos para a edição de 2026.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela