27 de fev 2025

Sete planetas do Sistema Solar se destacam no céu noturno nesta semana
Sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis no Brasil após o pôr do sol. Quatro planetas (Saturno, Vênus, Júpiter e Marte) são visíveis a olho nu. O fenômeno é chamado de "desfile planetário", não um alinhamento real. Telescópios são necessários para ver Urano, Netuno e Mercúrio individualmente. Aplicativos como Stellarium e Skymap ajudam na localização dos planetas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Sete planetas do Sistema Solar se destacam no céu noturno nesta semana
Ouvir a notícia
Sete planetas do Sistema Solar se destacam no céu noturno nesta semana - Sete planetas do Sistema Solar se destacam no céu noturno nesta semana
Nesta semana, sete planetas do Sistema Solar estão visíveis em um mesmo arco no céu noturno, fenômeno conhecido como "alinhamento dos planetas". Contudo, esse alinhamento não é exato, pois todos os planetas, incluindo a Terra, orbitam em um plano chamado plano da eclíptica. Isso permite que, da perspectiva da Terra, os planetas apareçam na mesma faixa do céu. O que caracteriza o "alinhamento" é a visibilidade simultânea dos planetas, que também é chamado de "desfile planetário".
Durante esta última semana de fevereiro, o desfile será visível no Brasil cerca de 1h30 após o pôr do sol. Quatro planetas — Saturno, Vênus, Júpiter e Marte — podem ser observados a olho nu, enquanto Urano, Netuno e Mercúrio requerem um telescópio. No entanto, é importante notar que um telescópio não permite ver todos os planetas ao mesmo tempo, já que ele foca em pequenas porções do céu.
Para distinguir um planeta de uma estrela, observe se o ponto de luz cintila. As estrelas apresentam um brilho que "pisca", enquanto a luz dos planetas é constante. As melhores condições de observação incluem um céu claro, horizonte livre de obstruções e baixa poluição luminosa. Mesmo em grandes cidades como São Paulo, onde a poluição luminosa é alta, é possível avistar alguns planetas, como Vênus, que é o mais brilhante após a lua, e Marte, que tem um brilho avermelhado.
Os planetas não formarão uma linha exata no céu. Saturno estará mais alto, enquanto Vênus e Júpiter aparecerão mais próximos do horizonte, dificultando a observação em áreas urbanas. Para auxiliar na localização dos planetas, os aplicativos Stellarium e Skymap são recomendados, disponíveis para Android e iPhone.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.