28 de fev 2025
Planetas visíveis no céu: entenda o fenômeno e como observá-los em fevereiro
Redes sociais disseminam desinformação sobre "alinhamento raro" de planetas. Cinco planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) visíveis em fevereiro. Fenômeno é uma ilusão de ótica, não um verdadeiro alinhamento. Planetas orbitam em planos diferentes, criando aparências alinhadas. Observação ideal: 30 minutos após o pôr do sol, direção oeste e norte.
Representação artística mostra o Sistema Solar. Tamanho na proporção certa e com as posições corretas, mas sem levar em conta as distâncias reais entre eles. (Foto: Wikimedia/Domínio Público)
Ouvir a notícia:
Planetas visíveis no céu: entenda o fenômeno e como observá-los em fevereiro
Ouvir a notícia
Planetas visíveis no céu: entenda o fenômeno e como observá-los em fevereiro - Planetas visíveis no céu: entenda o fenômeno e como observá-los em fevereiro
As redes sociais têm disseminado informações confusas sobre um suposto "alinhamento raro" de planetas neste mês. A crença é que planetas do Sistema Solar estariam alinhados em uma linha reta, mas isso é uma desinformação. Na realidade, todos os planetas, incluindo a Terra, orbitam em um mesmo plano, conhecido como "eclíptica", o que permite que cinco planetas sejam visíveis a olho nu logo após o pôr do sol: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Embora as postagens sugiram um alinhamento perfeito, a verdade é que os planetas seguem suas próprias trajetórias e velocidades. Portanto, o que se observa é um "alinhamento aparente", onde os planetas parecem próximos, mas estão em posições distintas em suas órbitas. Urano e Netuno também estão presentes, mas só podem ser vistos com telescópios devido à sua fraca luminosidade.
O fenômeno pode ser observado diariamente entre o final de janeiro e o final de fevereiro, cerca de 30 minutos após o pôr do sol. Para uma melhor visualização, recomenda-se olhar para o oeste para ver Mercúrio e Vênus, e depois se virar ligeiramente ao norte para Marte, Júpiter e Saturno. Locais com pouca poluição luminosa e um horizonte desobstruído são ideais para a observação.
Fenômenos semelhantes ocorrerão no futuro, como em agosto de 2025, quando seis planetas aparecerão antes do nascer do Sol. Assim, observar vários planetas ao mesmo tempo não é tão raro; o que torna este momento especial é a facilidade de visualização dos planetas brilhando juntos no início da noite.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.