Notícias

Homem nada ao lado de tubarão-baleia de 11 metros em Ilhabela, SP

Vídeo viral mostra homem nadando com tubarão baleia em Ilhabela, SP. Animal mede cerca de 11 metros e faz parte de projeto de conservação. Tubarão baleia (Rhincodon typus) pode atingir até 20 metros e 20 toneladas. Legislação proíbe interação com cetáceos, mas tubarão baleia é permitido. Espécie é considerada gentil e não representa riscos aos humanos.

Homem nadou lado a lado com tubarão-baleia gigante (Foto: Reprodução/Instagram)

Homem nadou lado a lado com tubarão-baleia gigante (Foto: Reprodução/Instagram)

Ouvir a notícia

Homem nada ao lado de tubarão-baleia de 11 metros em Ilhabela, SP - Homem nada ao lado de tubarão-baleia de 11 metros em Ilhabela, SP

0:000:00

Um vídeo viral nas redes sociais mostra um homem nadando ao lado de um tubarão-baleia em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. As imagens, capturadas por Marcos Cará e divulgadas pelo perfil Maremar, foram publicadas em dois dias consecutivos, na segunda-feira (3) e na terça-feira (4). O tubarão-baleia, que aparece na gravação, tem cerca de 11 metros de comprimento, segundo o projeto Baleia à Vista, que se dedica à conservação desses animais.

A espécie Rhincodon typus, a qual pertence o tubarão-baleia, pode atingir até 20 metros e pesar entre 13 e 20 toneladas. O projeto também compartilhou outros vídeos do animal, incluindo uma gravação subaquática feita por Thiago Veras, que revela detalhes do corpo do tubarão, como os pontos brancos em sua parte superior.

Embora a legislação brasileira proíba nadar ao lado de cetáceos, como baleias e golfinhos, o tubarão-baleia não é classificado como tal. Portanto, nadar ao lado desse animal é permitido. De acordo com o projeto, esses tubarões são considerados gentis e não representam riscos aos humanos, sendo os mergulhos realizados para capturar imagens que auxiliem na pesquisa e identificação da espécie.

A divulgação do vídeo e das informações sobre o tubarão-baleia tem gerado interesse e conscientização sobre a importância da conservação marinha. A interação entre humanos e esses gigantes do mar, embora fascinante, deve sempre ser feita com responsabilidade e respeito ao habitat natural dos animais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela