23 de abr 2025
Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito
Arqueólogos desenterram a tumba do príncipe Waserif Re em Saqqara, revelando artefatos que remontam à Quinta Dinastia e ao período tardio.
A porta falsa de granito rosa, com 4,5 metros de altura, no túmulo de Waserif Re em Saqqara, Egito. (Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito)
Ouvir a notícia:
Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito
Ouvir a notícia
Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito - Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito
Arqueólogos descobriram a tumba do príncipe Waserif Re, filho do rei Userkaf, na necrópole de Saqqara, Egito. A tumba, datada do período da Quinta Dinastia (2465 a 2458 a.C.), foi encontrada com uma porta falsa de granito e várias estátuas.
A tumba possui uma porta falsa de granito rosa de 4,5 metros de altura, gravada com o nome e títulos de Waserif Re, incluindo "herdeiro príncipe". Em frente à porta, foi encontrado um altar de granito vermelho que lista as oferendas feitas a ele durante o sepultamento.
Entre os achados, estão estátuas do faraó Djoser, da Terceira Dinastia, e de sua família, que foram originalmente localizadas em uma câmara próxima à famosa pirâmide de Djoser. Essas estátuas foram posteriormente transferidas para a tumba de Waserif Re durante o Período Tardio (688 a 525 a.C.).
Descobertas adicionais incluem uma estátua de granito negro de quase 1,2 metro e inscrições que datam da Vigésima Sexta Dinastia, sugerindo que a tumba foi reutilizada cerca de dois mil anos após o sepultamento de Waserif Re. A missão de escavação foi realizada pelo Conselho Supremo de Antiguidades e pela Fundação Dr. Zahi Hawass.
Além disso, um cartucho do faraó Neferirkare foi encontrado em uma segunda entrada na fachada leste da tumba. O grupo também identificou uma coleção de 13 estátuas de granito rosa, representando as esposas do príncipe, algumas das quais estavam sem cabeça.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.