Notícias

Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito

Arqueólogos desenterram a tumba do príncipe Waserif Re em Saqqara, revelando artefatos que remontam à Quinta Dinastia e ao período tardio.

A porta falsa de granito rosa, com 4,5 metros de altura, no túmulo de Waserif Re em Saqqara, Egito. (Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito)

A porta falsa de granito rosa, com 4,5 metros de altura, no túmulo de Waserif Re em Saqqara, Egito. (Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito)

Ouvir a notícia

Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito - Arqueólogos descobrem tumba de príncipe da Quinta Dinastia em Saqqara, Egito

0:000:00

Arqueólogos descobriram a tumba do príncipe Waserif Re, filho do rei Userkaf, na necrópole de Saqqara, Egito. A tumba, datada do período da Quinta Dinastia (2465 a 2458 a.C.), foi encontrada com uma porta falsa de granito e várias estátuas.

A tumba possui uma porta falsa de granito rosa de 4,5 metros de altura, gravada com o nome e títulos de Waserif Re, incluindo "herdeiro príncipe". Em frente à porta, foi encontrado um altar de granito vermelho que lista as oferendas feitas a ele durante o sepultamento.

Entre os achados, estão estátuas do faraó Djoser, da Terceira Dinastia, e de sua família, que foram originalmente localizadas em uma câmara próxima à famosa pirâmide de Djoser. Essas estátuas foram posteriormente transferidas para a tumba de Waserif Re durante o Período Tardio (688 a 525 a.C.).

Descobertas adicionais incluem uma estátua de granito negro de quase 1,2 metro e inscrições que datam da Vigésima Sexta Dinastia, sugerindo que a tumba foi reutilizada cerca de dois mil anos após o sepultamento de Waserif Re. A missão de escavação foi realizada pelo Conselho Supremo de Antiguidades e pela Fundação Dr. Zahi Hawass.

Além disso, um cartucho do faraó Neferirkare foi encontrado em uma segunda entrada na fachada leste da tumba. O grupo também identificou uma coleção de 13 estátuas de granito rosa, representando as esposas do príncipe, algumas das quais estavam sem cabeça.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela