NotíciasEconomia

13 de ago 2025

Plataformas recebem notificação para remover anúncios com preços abusivos em Belém

Defensoria Pública do Pará alerta plataformas de hospedagem sobre aumento de preços abusivos e exige medidas em dez dias

Exemplo de hospedagens em Belém para o período da COP30 — Foto: Reprodução

Exemplo de hospedagens em Belém para o período da COP30 — Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Plataformas recebem notificação para remover anúncios com preços abusivos em Belém - Plataformas recebem notificação para remover anúncios com preços abusivos em Belém

0:000:00

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Pará emitiu recomendações a plataformas de hospedagem, como Airbnb, Decolar e Booking, após um aumento significativo de denúncias sobre preços abusivos durante a COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém. As plataformas têm um prazo de 10 dias para responder às solicitações das autoridades.

As denúncias indicam que os preços das diárias estão até 15 vezes mais altos do que os valores praticados fora do período do evento. A recomendação inclui a possibilidade de exclusão de anúncios considerados abusivos. Cerca de 60% dos leitos disponíveis para a COP são oferecidos em residências, o que torna a questão ainda mais relevante.

A Defensoria Pública, em parceria com o Procon, o Ministério Público do Pará (MPPA) e a Procuradoria-Geral do Estado, se reuniu para discutir as ações a serem tomadas. O aumento dos preços foi um dos principais tópicos abordados em encontros recentes, incluindo uma reunião com representantes de países árabes e do Ministério do Turismo.

Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já investiga práticas abusivas desde junho, analisando informações coletadas. As plataformas de hospedagem afirmam que os preços são definidos por seus parceiros e anfitriões, mas a pressão das autoridades pode levar a mudanças significativas nas políticas de preços.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela