- O total de acordos de igualdade salarial para funcionárias de câmaras locais já ultrapassou £1,1 bilhão, com quase 30.000 reivindicações resolvidas.
- Foram fechados acordos fora de tribunal com seis conselhos locais, com média de cerca de £30.000 por trabalhadora.
- A GMB prevê mais de 10.000 reivindicações ainda em 2026, após os acordos já alcançados.
- O caso de Birmingham City Council e Birmingham Children’s Trust resultou em acordo de cerca de £250 milhões, com pagamentos para algumas pessoas chegando a £55.000.
- Existem 40.000 reivindicações pendentes em 26 câmaras locais; a GMB planeja abrir mais 10.000 reivindicações em cinco conselhos adicionais no próximo ano.
O pagamento de igual remuneração a mulheres que trabalham em prefeituras já supera £1 bilhão, resultado de acordos extrajudiciais fechados por seis conselhos locais. A conta envolve solicitações apresentadas por categorias com maior presença feminina, como faxineiras e cuidadoras, que historicamente receberam condições inferiores.
A GMB afirmou que já foram encerradas quase 30 mil ações, com valores médios de cerca de £30 mil por pessoa. Segundo o sindicato, outras dezenas de milhares de casos devem ser resolvidos em 2026.
Recentemente, a GMB e a Unison anunciaram um acordo de aproximadamente £250 milhões envolvendo a prefeitura de Birmingham e o Birmingham Children’s Trust, considerado um marco no tema. A controvérsia envolveu também o uso de medidas financeiras do município para justificar uma possível insolvência em 2023, com estimativas de responsabilidade muito superiores na época.
Progresso por conselho e próximos passos
Entre os casos já resolvidos, o maior montante individual veio de Glasgow, com £770 milhões acordados em 2022. Trabalhadores de Glasgow ainda aguardam a implementação do redesenho do sistema de remuneração para corrigir desigualdades. Em Sheffield, o acordo foi de £60 milhões; Leeds, £10 milhões; Blaenau Gwent e Falkirk, £3 milhões cada.
Segundo a GMB, ainda há cerca de 40 mil pedidos pendentes em 26 autoridades locais, incluindo as seis já garantidas. Os casos restantes incluem Dundee, Fife, Renfrewshire, West Dunbartonshire, Argyll & Bute, entre outros.
As autoridades locais enfrentam dificuldades financeiras e espera-se que um número recorde de conselhos solicite apoio financeiro extraordinário em 2026-27. A GMB informou que, no próximo ano, planeja abrir mais 10 mil pleitos em cinco conselhos adicionais.
A entidade também alertou sobre a necessidade de negociações entre as prefeituras e os sindicatos, citando Coventry e Bradford como exemplos de locais onde há pressão para chegar a acordos ou enfrentar valores de liquidação elevados.
Entre na conversa da comunidade