Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Bilionário da Krispy Kreme impulsiona vinícola australiana

Bilionário europeu Olivier Goudet adquire cinco por cento da Treasury Wine Estates, impulsionando ações e sinalizando ajuste estratégico após queda de demanda

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Olivier Goudet adquiriu uma participação de 5% na proprietária da Penfolds, que tem um market cap de cerca de US$ 2,8 bilhões
0:00
Carregando...
0:00
  • O bilionário Olivier Goudet, via o veículo de investimento Platin, passou a deter 5% da Treasury Wine Estates, proprietária da Penfolds.
  • As ações da companhia subiram quase 7% em Sydney, a maior valorização desde setembro de 2024, com o valor de mercado estimado em cerca de A$ 4,3 bilhões.
  • O movimento ocorre depois de as ações terem caído para o menor nível em mais de uma década, levando a vinícola a cancelar a recompra de ações de A$ 200 milhões e a revisar investimentos de capital.
  • A Treasury anunciou venda de ativos e pretende reduzir custos anuais em A$ 100 milhões nos próximos dois a três anos, em meio a fricções de demanda nos EUA e na China e a mudanças na distribuição na Califórnia.
  • Goudet é cofundador da JAB Holdings, que controla marcas como Dr Pepper, Krispy Kreme e Panera Brands; deixou o cargo de CEO da JAB e passou a atuar como consultor sênior de investimentos.

O bilionário europeu Olivier Goudet tornou-se acionista da Treasury Wine Estates (TWE) por meio do veículo de investimento Platin, com 5% da empresa. A notícia impulsionou as ações da TWE, que subiram quase 7% em Sydney, maior ganho desde setembro de 2024.

Goudet é cofundador da JAB Holdings, que controla marcas como Dr Pepper, Krispy Kreme e Panera Brands. A TWE tem valor de mercado estimado em cerca de A$ 4,3 bilhões e as ações operavam a A$ 5,33 às 13h40, em Sydney.

Contexto e motivações de mercado

O anúncio ocorreu após as ações da TWE atingirem nível baixo em mais de uma década no começo deste mês, em meio a demanda fraca nos EUA e na China. A empresa enfrenta desafios com a transição de um distribuidor na Califórnia e repressões de Pequim a banquetes oficiais.

Medidas estratégicas da companhia

A TWE cancelou uma recompra de ações de A$ 200 milhões e informou revisão dos investimentos de capital planejados. Na semana passada, anunciou venda de ativos e a busca por cortes de custos de A$ 100 milhões por ano nos próximos dois a três anos, sob o comando do CEO Sam Fischer.

Desempenho e ajustes operacionais

A vinícola também anunciou uma redução de quase A$ 690 milhões em seus negócios nos EUA, sinalizando ajustes para enfrentar a fraqueza de demanda. Os planos acontecem em meio a ajustes de estrutura e foco em mercados-chave globais.

Sobre o investidor

Goudet deixou o cargo de CEO da JAB após 12 anos e passou a atuar como consultor sênior de investimentos da empresa no início do ano passado. A participação na TWE ele adquiriu por meio do veículo Platin, reforçando a presença de investidores de alto nível no setor.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais