Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolPessoas

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Novo chefe da missão do FMI visitará o Senegal na próxima semana

Nova chefe de missão do FMI visita Senegal na próxima semana; encontro inicial sem negociações substanciais, enquanto a dívida alcança 132% do PIB

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
A view of the International Monetary Fund (IMF) logo at its headquarters in Washington, D.C.
0:00
Carregando...
0:00
  • A nova chefe de missão do FMI para Senegal fará uma visita breve à nação na próxima semana, sem negociações substantivas esperadas.
  • O país registrou dívida equivalente a 132% do PIB no fim de 2024, após descobertas de empréstimos não reportados pela gestão anterior.
  • O FMI congelou o programa de empréstimo de 1,8 bilhão de dólares, e Senegal tem dependido de leilões regionais de dívida para financiar-se; governo busca estabelecer um novo programa.
  • A visitante Mercedes Vera Martin chega acompanhada de Edward Gemayel, que assume a chefeia de missão; devem ocorrer encontros com autoridades locais, sem negociações imediatas.
  • As autoridades senegalesas descartaram reestruturação da dívida, mas apontaram a intenção de finalizarem rapidamente um programa de empréstimo com o FMI.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que a nova chefe de missão para Senegal fará uma visita rápida ao país na próxima semana. A viagem, em Dakar, terá caráter introdutório e não inclui negociações substantivas.

Senegal enfrenta um peso da dívida que o FMI estimou em 132% do PIB ao fim de 2024, após descobertas de empréstimos não reportados pela administração anterior. O FMI congelou um programa de financiamento de US$ 1,8 bilhão, levando o governo a depender de leilões regionais para financiar suas necessidades.

Mercedes Vera Martin, responsável pela missão, visitará Senegal junto com seu antecessor, Edward Gemayel, para uma visita primária de apresentação. As autoridades senegalesas devem se reunir com a delegação, mas, segundo fontes, não há expectativas de negociações no curto prazo.

Contexto da dívida e da programação com o FMI

Vera Martin atuou na reestruturação da dívida da Zâmbia como chefe de missão entre 2023 e 2025. Gemayel assumirá a função de chefe da missão para a Zâmbia. As autoridades senegalesas já reiteraram a necessidade de acordo com o FMI, mantendo abertas as perspectivas de um novo programa de financiamento.

As autoridades financeiras do Senegal indicaram repetidamente que não pretendem realizar uma reestruturação da dívida imediata. Entretanto, o governo sinalizou a intenção de finalizá-lo rapidamente, com a conclusão de um novo programa com o FMI ainda em pauta.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais