Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo Lula destina R$ 37 bi para refino de petróleo em São Paulo

Governo anuncia R$ 37 bilhões para refino em São Paulo, com foco na Replan, criação de até 38 mil empregos e aumento da produção de diesel S-10

Magda Chambriard e Lula na cerimônia de posse da executiva como CEO da Petrobras nesta 4ª feira (19.abr.2024)
0:00
Carregando...
0:00
  • Governo Lula anunciou um investimento total de 37 bilhões de reais para o refino em São Paulo, com a Refinaria de Paulínia como foco e previsão de criação de 38 mil empregos diretos e indiretos até 2030.
  • Do montante, 17 bilhões vão para o setor de refino e biorrefino, sendo 6 bilhões destinados à Replan, a maior refinaria, que abastece mais de trinta por cento do país e tem capacidade de 434 mil barris por dia.
  • A Replan ampliou em 10% a produção de diesel S-10, chegando a 24 milhões de litros por dia, o que ajuda a reduzir a dependência de diesel importado.
  • A Petrobras pretende elevar a capacidade da Replan em 5% até 2027 e instalar uma unidade de SAF (combustível sustentável de aviação) a partir de etanol.
  • O orçamento também prevê 9 bilhões para exploração e produção, com projetos de descarbonização e desenvolvimento no pré-sal, e 3 bilhões para gás e energia, incluindo melhorias logísticas no Porto de Santos.

O governo federal anunciou um pacote de R$ 37 bilhões para o refino de petróleo em São Paulo, com foco na Refinaria de Paulínia. O aporte deverá criar até 38 mil empregos diretos e indiretos até 2030, segundo fontes oficiais. A medida integra o plano de investimentos da Petrobras.

Na área de refino e biorrefino, o maior recorte de recursos é de R$ 17 bilhões, sendo R$ 6 bilhões destinados exclusivamente à Replan. A refinaria é a maior da companhia e abastece mais de 30% do território nacional, com capacidade de processar 434 mil barris por dia.

Investimento em refino

Segundo o governo, o faturamento anual da Replan chega a cerca de 1% do PIB brasileiro. Magda Chambriard destacou que a refinaria elevou a produção de diesel S-10 em 10%, para 24 milhões de litros diários, o que ajudou a reduzir a dependência de importação em cenário de preços elevados. A Petrobras planeja aumentar essa capacidade em mais 5% até 2027 e instalar uma unidade de SAF, a partir de etanol.

Exploração e logística

No capitulo de exploração e produção, o orçamento previsto é de R$ 9 bilhões, incluindo projetos de descarbonização e otimização em Sapinhoá, Mexilhão e o pré-sal do Aram, na Bacia de Santos. A estatal visa operar pelo menos 2 poços produtores até 2030. O segmento de gás e energia terá R$ 3 bilhões, com foco no escoamento da Rota 1 e no processamento de gás natural.

Infraestrutura portuária e transporte

O plano plurianual também allocate recursos para melhorias logísticas e expansão da infraestrutura no Porto de Santos, buscando otimizar o transporte de derivados e as operações no litoral paulista. O conjunto de medidas aponta para aumento da capacidade de produção e melhoria no escoamento de petróleo e derivados.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais