Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Aneel aprova regras para sistemas de armazenamento de energia

A Aneel aprova regras para armazenamento de energia com tarifa intermediária; baterias autônomas pagarão rede apenas ao injetar energia, e leilão ocorre em dezembro

Sistema de baterias para armazenar energia da Isa Cteep — Foto: Divulgação
0:00
Carregando...
0:00
  • Aneel aprovou a regulamentação dos sistemas de armazenamento de energia com uma solução intermediária para a tarifação.
  • A decisão veio depois do Ministério de Minas e Energia anunciar a assinatura da portaria com diretrizes para o primeiro leilão de baterias, que deve ocorrer em dezembro.
  • No modelo aprovado, os sistemas autônomos controlados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pagarão custos de rede apenas ao injetarem energia na rede, evitando a dupla cobrança.
  • Já os Sistemas de Armazenamento de Energia com operação livre manterão as regras atuais de contratação e pagamento pelo uso da rede na injeção e no carregamento da bateria.
  • A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae) afirmou que o marco regulatório oferece segurança jurídica e favorece o primeiro leilão de baterias, destacando o papel dos sistemas de armazenamento na estabilidade do sistema elétrico.

A Aneel aprovou a regulamentação dos sistemas de armazenamento de energia, com uma solução intermediária para a tarifação. A decisão saiu após o MME anunciar a assinatura da portaria com diretrizes para o primeiro leilão de baterias, marcado para dezembro.

A maioria do colegiado acompanhou o voto do diretor Willamy Frota, apresentando tratamento diferenciado para a tarifação conforme o tipo de armazenamento. Votos anteriores passaram por alterações e reavaliações ao longo do processo.

Historicamente, em agosto de 2025, o então diretor substituto Daniel Danna apresentou um voto que previa dupla cobrança pela rede, mas o fundamento do voto foi considerado insustentável. Em março deste ano, Fernando Mosna sugeriu tarifa apenas de geração ao inverter energia na rede.

Modelo aprovado e impactos

O modelo atual classifica os sistemas autônomos, sob controle do ONS, como geradores na rede: pagam custos de rede apenas ao injetarem energia. Assim, evita-se a dupla tarifação, mantendo previsibilidade para investidores.

Para os Sistemas de Armazenamento de Energia com operação livre, permanece a cobrança pelo uso da rede tanto na carga quanto na descarga. O despacho pelo ONS define quando carregar ou descarregar, alinhando a operação às necessidades do sistema.

O voto-vista aprovado determina que, quando totalmente despachados pelo ONS, o encargo de uso recai sobre a parcela de geração. As tarifas de transmissão serão ajustadas conforme essa condição contratual, sem comprometer a arrecadação das concessionárias.

A Absae afirmou que a regulamentação oferece segurança jurídica e apoia o primeiro leilão de baterias. A entidade ressalta que os sistemas de armazenamento fortalecem a matriz energética com confiabilidade e rápida resposta, amortecendo a intermitência de solar e eólica.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais