- A Transfero investirá 1,6 bilhão de dólares para criar a Transfero Infrastructure, nova divisão voltada ao processamento de dados.
- O objetivo é atender à demanda de empresas de IA e computação em nuvem e chegar a 1 GW de energia limpa até 2030.
- O primeiro projeto prevê um campus de data centers no Nordeste, com capacidade inicial de 200 MW.
- O início das operações está previsto para o quarto trimestre de 2026, com participação de fundos soberanos e parceiros internacionais.
- A estratégia, chamada de “power-first”, prioriza energia limpa e conectividade, em contraste com Estados Unidos e China, onde boa parte da eletricidade de data centers ainda vem de fósseis.
A Transfero anunciou a criação de uma nova divisão, a Transfero Infrastructure, com investimento estimado em 1,6 bilhão de dólares (cerca de 8 bilhões de reais). O objetivo é desenvolver data centers voltados a IA e computação em nuvem.
A iniciativa envolve participação de fundos soberanos e parceiros internacionais de tecnologia. A operação tem início previsto para o quarto trimestre de 2026 e mira o Nordeste para o primeiro campus de data centers.
A estratégia, chamada de “power-first”, prioriza energia limpa para suportar grandes cargas computacionais. A Transfero planeja gerar 1 GW de energia limpa até 2030, ampliando a base de energia sustentável para seus empreendimentos.
O projeto inicial terá capacidade de geração de 200 MW, aproveitando o potencial eólico e solar da região. A empresa pretende atrair clientes de IA e nuvem por meio de fornecimento estável de energia e conectividade.
Entre na conversa da comunidade