- O Programa Mais Médicos oferece um curso gratuito em Saúde Digital com 400 vagas.
- As inscrições estão abertas até 10 de setembro de 2025.
- O curso, com carga horária de 30 horas, aborda teleconsulta e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS).
- Os participantes terão acesso a videoaulas, e-books e simulações práticas.
- Profissionais do Programa Mais Médicos que utilizam o e-SUS APS terão prioridade nas inscrições.
Os profissionais do Programa Mais Médicos terão a chance de se qualificar em Saúde Digital por meio de um curso gratuito e on-line. A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), disponibiliza 400 vagas. As inscrições estão abertas até 10 de setembro de 2025.
O curso, intitulado “Fundamentos de Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS) – Atualização 2025”, possui carga horária de 30 horas e visa capacitar os profissionais para a utilização de tecnologias como teleconsulta e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS). O conteúdo é voltado para a prática do cuidado e inclui um módulo prático inovador, que simula atendimentos mediado por tecnologia.
Conteúdos e Metodologia
Os participantes terão acesso a videoaulas com especialistas renomados, como Chao Lung Wen e Ana Estela Haddad. Além disso, o curso oferece e-books, resumos ilustrados e materiais de consulta rápida. As simulações incluem situações de teleconsultoria, permitindo que os profissionais pratiquem a captura e envio de imagens clínicas para obter segundas opiniões.
A capacitação é parte do Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a AgSUS e o HCFMUSP. Ana Claudia Cielo, gestora da Unidade de Transformação Digital em Saúde da AgSUS, destaca que o objetivo é “qualificar o trabalho na ponta, aproximando teoria e prática”. Profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos e que já utilizam o e-SUS APS terão prioridade nas inscrições.
Após a inscrição, os alunos terão 60 dias para concluir o curso, que busca integrar conhecimentos de saúde digital ao cotidiano dos profissionais nas unidades de saúde.