Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

AgSUS lança curso de Saúde Digital para profissionais do Programa Mais Médicos

Curso gratuito em Saúde Digital capacita profissionais do Programa Mais Médicos para uso de tecnologias na Atenção Primária à Saúde. Inscrições até 10 de setembro de 2025

Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Reprodução
0:00 0:00
  • O Programa Mais Médicos oferece um curso gratuito em Saúde Digital com 400 vagas.
  • As inscrições estão abertas até 10 de setembro de 2025.
  • O curso, com carga horária de 30 horas, aborda teleconsulta e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS).
  • Os participantes terão acesso a videoaulas, e-books e simulações práticas.
  • Profissionais do Programa Mais Médicos que utilizam o e-SUS APS terão prioridade nas inscrições.

Os profissionais do Programa Mais Médicos terão a chance de se qualificar em Saúde Digital por meio de um curso gratuito e on-line. A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), disponibiliza 400 vagas. As inscrições estão abertas até 10 de setembro de 2025.

O curso, intitulado “Fundamentos de Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS) – Atualização 2025”, possui carga horária de 30 horas e visa capacitar os profissionais para a utilização de tecnologias como teleconsulta e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS). O conteúdo é voltado para a prática do cuidado e inclui um módulo prático inovador, que simula atendimentos mediado por tecnologia.

Conteúdos e Metodologia

Os participantes terão acesso a videoaulas com especialistas renomados, como Chao Lung Wen e Ana Estela Haddad. Além disso, o curso oferece e-books, resumos ilustrados e materiais de consulta rápida. As simulações incluem situações de teleconsultoria, permitindo que os profissionais pratiquem a captura e envio de imagens clínicas para obter segundas opiniões.

A capacitação é parte do Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a AgSUS e o HCFMUSP. Ana Claudia Cielo, gestora da Unidade de Transformação Digital em Saúde da AgSUS, destaca que o objetivo é “qualificar o trabalho na ponta, aproximando teoria e prática”. Profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos e que já utilizam o e-SUS APS terão prioridade nas inscrições.

Após a inscrição, os alunos terão 60 dias para concluir o curso, que busca integrar conhecimentos de saúde digital ao cotidiano dos profissionais nas unidades de saúde.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais