Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

MEC anuncia entrega da carteira nacional do professor para outubro

Ministro da Educação anuncia entrega da Carteira Nacional de Docente em outubro, com benefícios para professores em todo o Brasil

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Documento emitido pelo MEC que concede descontos em eventos culturais para professores (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNBD) será entregue em outubro, mês do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.
  • A criação da CNBD foi possibilitada pela aprovação do Projeto de Lei 41/2025, que ocorreu em regime de urgência na Câmara dos Deputados em 19 de setembro.
  • A CNBD terá validade em todo o Brasil e visa reconhecer a importância da profissão docente, oferecendo benefícios aos educadores.
  • Os professores com a CNBD terão acesso a descontos em eventos culturais e tarifas de hotéis, além de um cartão de crédito sem anuidade vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil.
  • Para obter a CNBD, os docentes devem se cadastrar no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta da plataforma Gov.br.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNBD) começará a ser entregue em outubro, coincidentemente no mês do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. A criação da CNBD foi viabilizada pela aprovação do Projeto de Lei 41/2025, que ocorreu em regime de urgência na Câmara dos Deputados no dia 19 de setembro.

A nova carteira, que terá validade em todo o território nacional, é um reconhecimento da importância da profissão docente. Camilo Santana enfatizou que a aprovação do documento representa um passo significativo para valorizar os educadores, que desempenham um papel fundamental na formação de diversas profissões no Brasil. O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado no dia 15 de outubro.

Benefícios da CNBD

Os professores que obtiverem a CNBD terão acesso a uma série de benefícios, incluindo descontos em eventos culturais como cinema, teatro e shows. Além disso, será possível usufruir de um desconto de 15% nas tarifas de diárias de hotéis, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Outro benefício relevante é a oferta de um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, que não terá cobrança de anuidade. Para obter a CNBD, os docentes devem se cadastrar no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta da plataforma Gov.br com CPF e senha.

Processo de Emissão

O processo de emissão da CNBD dependerá da verificação das informações dos professores nas bases de dados do governo federal, incluindo a Receita Federal e o Censo Escolar. Os educadores deverão informar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação onde atuam. Os estados, o Distrito Federal e os municípios também serão responsáveis por fornecer os dados necessários para a atualização da base de profissionais da educação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais