- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) abriu, na segunda-feira, uma chamada pública para selecionar professores que elaborarão e revisarán questões do Banco Nacional de Itens da Educação Superior para o Enade 2026.
- As inscrições vão de 15 de dezembro de 2025 a 13 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema Banco Nacional de Itens (BNI).
- Há duas categorias de especialistas: no bacharelado, áreas como arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciências biológicas, química, sistemas de informação e 12 engenharias; e em cursos tecnológicos como análise e desenvolvimento de sistemas, gestão ambiental, gestão da tecnologia da informação e redes de computadores.
- Podem participar docentes e pesquisadores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior, com diploma reconhecido e atuação docente nos últimos 24 meses; é necessário disponibilidade para atividades técnico-pedagógicas, domínio de informática e envio de documentos comprobatórios.
- A inscrição só será validada após o preenchimento completo das informações e envio de todos os documentos exigidos pelo edital.
O Inep abriu uma chamada pública para selecionar docentes que irão elaborar e revisar questões do Banco Nacional de Itens da Educação Superior, base do Enade 2026. A iniciativa abrange bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
A seleção visa profissionais que atuem em áreas diversas, com foco em atividades de elaboração de questões para as avaliações. Serão avaliadas experiências docentes recentes e disponibilidade para atividades técnico-pedagógicas.
As inscrições deverão ocorrer entre 15 de dezembro de 2025 e 13 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema BNI. Podem participar docentes e pesquisadores de instituições públicas ou privadas de ensino superior.
Áreas e categorias
No bacharelado, há vagas para arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciências biológicas, química, sistemas de informação e 12 engenharias diversas, incluindo ambiental, civil, alimentos, computação, controle e automação, produção, elétrica e mecânica.
Para cursos tecnológicos, as oportunidades abrangem análises e desenvolvimento de sistemas, gestão ambiental, gestão da tecnologia da informação e redes de computadores. A seleção exige diploma reconhecido e atuação docente nos últimos 24 meses.
Requisitos e documentação
Podem se inscrever docentes vinculados a instituições de ensino superior, com disponibilidade para atividades técnico-pedagógicas. Exige domínio de informática e anexar documentos como declaração de exercício docente e termos de sigilo.
Ao inscrever-se, o candidato deve indicar as áreas e subáreas nas quais se julga apto a elaborar questões. A validação ocorre após o preenchimento completo e o envio de toda a documentação exigida.
Entre na conversa da comunidade