Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

México: manifestações antes da Copa com invasão a prédio governamental

Grupo dissidente da CNTE invade a sede da Secretaria de Educação Pública, na Cidade do México, pedindo aumento salarial e revogação da lei previdenciária, em véspera da Copa

Manifestantes tentam derrubar estátua de jogador exposta no México.
0:00
Carregando...
0:00
  • Manifestantes da CNTE invadiram a sede da Secretaria de Educação Pública, na Cidade do México, exigindo aumento salarial e revogação da lei previdenciária.
  • Segundo a pasta, houve vandalismo na guarita, entrada ao pátio e quebra de janelas no lobby; houve um pequeno incêndio, combatido por seguranças.
  • A presidente Claudia Sheinbaum pediu diálogo e disse que o governo busca negociação, sem repressão às manifestações.
  • A polícia bloqueia desde segunda-feira o acesso à praça do Zócalo, onde ficam o palácio presidencial e a fan fest da Copa.
  • Ontem, professores derrubaram estátuas de cinco metros de jogadores de equipes participantes da Copa, sem intervenção das forças de segurança.

Os manifestantes invadiram nesta quarta-feira a sede da Secretaria de Educação Pública, na Cidade do México. O grupo dissidente da CNTE exige aumento salarial e a revogação da lei previdenciária. O governo afirma buscar diálogo e não pretende reprimir as manifestações.

Segundo relatos, houve vandalismo no local: uma guarita foi destruída, o pátio invadido e janelas do lobby quebradas. Imagens de TV mostraram um pequeno incêndio sendo combatido por seguranças.

Contexto das manifestações

O governo informou que mantém canais de negociação com as entidades representativas da educação e que pretende continuar as conversas durante a Copa do Mundo.

Professores também voltaram a sair às ruas em protesto contra as mudanças previdenciárias. Ontem, manifestantes derrubaram estátuas de cinco metros que representavam jogadores de países participantes do torneio, sem intervenção policial.

A polícia bloqueia desde segunda-feira o acesso à praça do Zócalo, onde ficam o palácio presidencial e a fan fest da Copa. Em dias anteriores, houve protestos sem a atuação das forças de segurança.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais