Notícias

Estação Varginha da CPTM inicia operação assistida com horário reduzido por três meses

A estação Varginha, da linha 9 Esmeralda, foi inaugurada após dez anos de atrasos. Funcionará em "operação assistida" das 10h às 14h por 90 dias para testes. O projeto inclui um terminal de ônibus, com conclusão prevista para 2026. Estação ligará Grajaú a Bruno Covas/Mendes Vila Natal, com 4,5 km inaugurados. Investimento total é de R$ 94,9 milhões, com demanda estimada de 50 mil passageiros/dia.

A estação de trem Varginha da Linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo (Foto: Reprodução/YouTube/Governo do Estado de São Paulo)

A estação de trem Varginha da Linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo (Foto: Reprodução/YouTube/Governo do Estado de São Paulo)

Ouvir a notícia

Estação Varginha da CPTM inicia operação assistida com horário reduzido por três meses - Estação Varginha da CPTM inicia operação assistida com horário reduzido por três meses

0:000:00

Inaugurada nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2024, a estação de trem Varginha, da linha 9-Esmeralda, localizada na zona sul de São Paulo, iniciará suas atividades com horário reduzido. Durante os primeiros três meses, a estação funcionará em "operação assistida", com trens circulando entre Varginha e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal apenas das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, conforme informado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo estadual.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou que essa fase inicial visa testar a operação e garantir que não haja problemas. Após o período de testes, a previsão é que a estação opere em horários regulares. A inauguração marca a entrega de 4,5 quilômetros de extensão da linha 9, que conecta o Grajaú a Varginha e termina na estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, após um atraso de dez anos no projeto, que começou em 2012.

O projeto de expansão da linha 9-Esmeralda, que atualmente possui 37,3 km, prevê a construção de um terminal de ônibus ao lado da nova estação, facilitando a integração entre os transportes. O investimento total na obra é de R$ 94,9 milhões, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estima que o terminal atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia.

A nova estação está situada na região da avenida Paulo Guilguer Reimberg e atenderá diversas linhas de ônibus provenientes de bairros como Jardim Varginha e Vila da Paz. O diretor de operações da CCR, Francisco Pierrini, afirmou que as obras continuarão, apesar das dificuldades logísticas impostas por áreas de proteção ambiental na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela