23 de fev 2025
Lei Seca intensifica blitzes nas praias de Niterói e promete rigor no carnaval
A Operação Verão da Lei Seca em Niterói intensificou blitzes com drones e motos. Até agora, 351 motoristas foram multados por dirigir alcoolizados em 944 abordagens. A superintendente Patrícia Monteiro destaca aumento das operações durante o carnaval. A fiscalização também abrange irregularidades nas praias, como som alto e churrasqueiras. A prefeitura mobiliza 80 funcionários e utiliza tecnologia para respostas rápidas.
A Operação Verão da Lei Seca em Niterói fez 944 abordagens até agora: 37% dos motoristas abordados tinham consumido álcool antes de dirigir (Foto: Divulgação/Magno Segllia)
Ouvir a notícia:
Lei Seca intensifica blitzes nas praias de Niterói e promete rigor no carnaval
Ouvir a notícia
Lei Seca intensifica blitzes nas praias de Niterói e promete rigor no carnaval - Lei Seca intensifica blitzes nas praias de Niterói e promete rigor no carnaval
A Operação Verão da Lei Seca, que ocorre anualmente de dezembro a março, está sendo intensificada nos fins de semana na Região Oceânica de Niterói, especialmente com o carnaval se aproximando. Até o momento, foram realizadas 944 abordagens, resultando em 351 multas por consumo de álcool, o que representa um percentual de 37%. O dia com maior número de abordagens foi 9 de fevereiro, quando 85 multas foram aplicadas a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool.
A operação, que desde o ano passado utiliza drones e motos para aumentar a eficácia, visa identificar motoristas que tentam evitar as blitzes. A tenente-coronel Patrícia Monteiro, superintendente da Lei Seca, afirmou que as operações serão ainda mais rigorosas durante o carnaval, com um aumento nas abordagens nas saídas das praias e durante a noite. Ela destacou que a multa por dirigir alcoolizado é alta, R$ 2.934,70, e enfatizou a importância de se divertir com responsabilidade, sugerindo a escolha de um motorista da rodada ou o uso de transporte público.
Além das blitzes, a prefeitura de Niterói também intensificou a fiscalização em estabelecimentos que operam nas areias das praias, aplicando multas por descumprimento de regras. A nova fase da Operação Verão utiliza tecnologia para monitorar irregularidades em tempo real, com 80 funcionários atuando em 12 praias da região. A operação também busca coibir práticas como som alto e churrasqueiras nas praias, garantindo um ambiente mais seguro e ordenado.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) ampliou o patrulhamento nas praias da Baía de Guanabara e aumentou as rondas com bicicletas no Centro. Para reportar irregularidades, a população pode contatar o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade. A operação visa não apenas a fiscalização, mas também a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool ao dirigir, com o objetivo de salvar vidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.