06 de mar 2025
Arqueólogos encontram tesouro de joias de ouro na famosa região do Templo de Karnak
Arqueólogos descobriram joias da 26ª Dinastia no Templo de Karnak, Egito. A coleção inclui anéis de ouro, amuletos e uma estátua de deuses egípcios. Os artefatos foram encontrados em um vaso quebrado, preservando sua condição. A descoberta ajuda a entender o desenvolvimento histórico dos templos de Karnak. Após restauração, as peças serão exibidas no Museu de Luxor, atraindo visitantes.
O Templo de Karnak em Luxor, Egito, 2012. (Foto: Wikimedia Commons)
Ouvir a notícia:
Arqueólogos encontram tesouro de joias de ouro na famosa região do Templo de Karnak
Ouvir a notícia
Arqueólogos encontram tesouro de joias de ouro na famosa região do Templo de Karnak - Arqueólogos encontram tesouro de joias de ouro na famosa região do Templo de Karnak
Arqueólogos descobriram uma coleção de joias datadas do início da 26ª Dinastia durante escavações na parte noroeste do Templo de Karnak, em Luxor, Egito. Este templo é um dos complexos mais significativos do país, contendo até vinte templos e capelas que oferecem valiosas informações sobre as práticas religiosas dos antigos egípcios. O local é considerado um ponto crucial na história cultural do Egito, associado à criação e à interação entre o deus Amun-Ra e os egípcios.
Estruturas de tijolos de barro na região, também da 26ª Dinastia, são vistas como possíveis instalações de produção ou armazenamento para o Templo de Karnak e outros locais religiosos. As escavações foram realizadas pela missão arqueológica egípcio-francesa do Centro Egípcio-Francês para o Estudo dos Templos de Karnak (CFEETK), em colaboração com o Conselho Supremo de Antiguidades e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).
Mohamed Ismail Khaled, Secretário-Geral do SCA, afirmou que "é uma descoberta muito importante porque fornece uma compreensão mais clara do desenvolvimento histórico dos Templos de Karnak durante o primeiro milênio a.C.". Entre os artefatos encontrados estão anéis de ouro e outros metais, pequenos amuletos de ouro, incluindo uma estátua em triade dos deuses Amun, Mut e Khonsu, além de broches metálicos e uma variedade de contas.
Os itens estavam escondidos dentro de um vaso quebrado, o que ajudou a preservar sua condição. Após a documentação e restauração, os artefatos serão exibidos no Museu de Luxor. As escavações devem continuar ao norte do complexo do templo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.