Notícias

Latam realiza voo extra para resgatar passageiros retidos em Fernando de Noronha

Um Airbus 319 da Latam pousará em Fernando de Noronha na quarta (12) para resgatar passageiros retidos. A Anac liberou operações com jatos a partir de abril de 2025, após obras na pista. Desde outubro de 2022, a Anac restringiu voos de grande porte devido a problemas na pista. A recuperação da pista do aeroporto custa R$ 60 milhões e está em execução. A suspensão da Voepass deixou mais de 100 passageiros retidos, limitando operações aéreas.

Clientes esperaram no aeroporto sem informação. (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Clientes esperaram no aeroporto sem informação. (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Ouvir a notícia

Latam realiza voo extra para resgatar passageiros retidos em Fernando de Noronha - Latam realiza voo extra para resgatar passageiros retidos em Fernando de Noronha

0:000:00

Um avião Airbus 319 da Latam está programado para pousar em Fernando de Noronha na quarta-feira, dia 12, com chegada prevista para 8h50. A aeronave transportará passageiros que ficaram retidos na ilha devido à proibição de operação da Voepass, imposta pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira, dia 11. A informação foi confirmada pela Dix Empreendimentos, responsável pelo aeroporto local. Mais de 100 passageiros estão afetados pela suspensão.

Este voo extra marca o primeiro pouso de um avião de grande porte na ilha desde que a Anac restringiu a operação de aerojatos em outubro de 2022, devido a problemas na pista do aeroporto. A obra de recuperação, orçada em R$ 60 milhões, está em andamento e a Anac já concluiu o trabalho de manutenção no eixo central da pista. A previsão inicial era que os pousos de aviões maiores fossem liberados a partir de 1º de abril, mas a situação dos passageiros da Voepass antecipou essa autorização.

A Anac anunciou que a operação com jatos será liberada a partir de abril de 2025, após a conclusão e homologação das obras de revitalização da pista. A agência implementará uma distribuição de slots para pousos e decolagens, semelhante ao que ocorre em aeroportos movimentados como o de Congonhas. Atualmente, apenas a Azul opera no terminal, com voos regionais em aviões de pequeno porte.

Com a reabertura do aeroporto para jatos, as companhias Gol e Latam também poderão retomar suas operações em Fernando de Noronha. A Anac destacou que as visitas técnicas e interlocuções com as empresas aéreas foram fundamentais para a definição do cronograma de retorno das operações comerciais com aeronaves a jato.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela