27 de mar 2025
World Press Photo revela os 42 vencedores de 2025, com destaque para o Brasil
World Press Photo anuncia 42 vencedores de 2025, incluindo brasileiros. A Foto do Ano será revelada em abril. Confira os destaques.
Rubén Guainora resgata a migrante venezolana Kimberly Rodríguez que desmaiou ao cruzar o Tapón del Darién, no Panamá, em 21 de setembro de 2024. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
World Press Photo revela os 42 vencedores de 2025, com destaque para o Brasil
Ouvir a notícia
World Press Photo revela os 42 vencedores de 2025, com destaque para o Brasil - World Press Photo revela os 42 vencedores de 2025, com destaque para o Brasil
O concurso World Press Photo, que celebra o fotojornalismo, anunciou nesta quinta-feira (27) os vencedores regionais de sua edição de 2025, com destaque para a presença de fotógrafos brasileiros. Entre os premiados, estão imagens que retratam a comemoração dos torcedores do Botafogo após a conquista da Copa Libertadores, as enchentes no Rio Grande do Sul e os efeitos da seca na Amazônia. As categorias foram divididas em seis regiões: África, América do Norte e Central, América do Sul, Ásia-Pacífico e Oceania, Ásia Ocidental, Central e Sul, e Europa.
O grande vencedor do World Press Photo of the Year e os dois finalistas serão revelados em 17 de abril. Todos os fotógrafos premiados nas categorias regionais estão qualificados para concorrer ao prêmio principal. Este ano, o concurso recebeu quase 60 mil inscrições de 3.778 fotógrafos de 141 países, refletindo a diversidade e a relevância dos temas abordados.
Na categoria Stories, o fotoperiodista espanhol Luis Tato foi premiado por suas imagens das protestas em Nairobi, enquanto o brasileiro André Coelho ganhou em Singles com uma foto que captura a emoção dos torcedores do Botafogo. O fotógrafo colombiano Federico Ríos também foi reconhecido por seu projeto de longo prazo sobre a migração na selva do Darién, entre Colômbia e Panamá.
As imagens premiadas abordam temas variados, como política, gênero, migração, conflitos armados e a crise climática. O jurado destacou a importância de representar a realidade de forma sensível e impactante, com o objetivo de fomentar a compreensão e a empatia em relação às questões sociais contemporâneas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.