27 de abr 2025
Mouradores visitam túmulo de Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma
Centenas de milhares de fiéis visitam o túmulo de Papa Francisco, que rompeu tradição ao ser sepultado fora do Vaticano.
Hannah McKay/Reuters
Ouvir a notícia:
Mouradores visitam túmulo de Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma
Ouvir a notícia
Mouradores visitam túmulo de Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma - Mouradores visitam túmulo de Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma
Centenas de milhares de pessoas visitaram o túmulo do Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, um dia após seu funeral, realizado na segunda-feira de Páscoa. O sepultamento ocorreu fora do Vaticano, quebrando uma tradição de mais de cem anos.
O túmulo do pontífice é simples, conforme seu desejo expresso em testamento. A inscrição "Franciscus" está gravada em uma lápide de mármore, adornada apenas por uma rosa branca e um crucifixo iluminado. O papa havia solicitado que seu local de descanso fosse "na terra, simples, sem decoração especial".
Francisco foi o primeiro papa a ser enterrado fora do Vaticano desde o século XIX. A escolha pelo local reflete sua forte conexão com a Basílica, onde iniciou seu papado em 2013 e visitou recentemente após sua alta hospitalar. Ele havia declarado em dezembro de 2023 que desejava ser sepultado ali devido à sua "grande devoção".
O funeral contou com a presença de líderes mundiais e membros da realeza, e seu caixão foi transportado pelas ruas de Roma em um papamóvel, passando por locais icônicos como o Coliseu. A Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das quatro basílicas papais, foi escolhida por Francisco por sua importância pessoal e espiritual.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.