27 de abr 2025

Duas mulheres
Fonte
Notícias

Samar Abu Elouf é premiada enquanto Fatima Hassouna é morta em Gaza

Samar Abu Elouf, premiada fotojornalista, e Fatima Hassouna, assassinada em Gaza, refletem a luta e a tragédia da guerra em curso.

Samar Abu Elouf fotografou Mahmoud Ajjour e levou o prêmio World Press Photo 2025 (Foto: World Press Photo/AFP)

Samar Abu Elouf fotografou Mahmoud Ajjour e levou o prêmio World Press Photo 2025 (Foto: World Press Photo/AFP)

Ouvir a notícia

Samar Abu Elouf é premiada enquanto Fatima Hassouna é morta em Gaza - Samar Abu Elouf é premiada enquanto Fatima Hassouna é morta em Gaza

0:000:00

A guerra em Gaza, que começou após um ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023, resultou em uma crise humanitária severa. Samar Abu Elouf, fotojornalista palestina, foi premiada com o World Press Photo of the Year por sua imagem impactante de um menino palestino. O evento ocorreu em Amsterdã, onde a vencedora, emocionada, expressou seu desejo de que sua fotografia ajude a acabar com a guerra.

Fatima Hassouna, também fotojornalista, foi morta em um ataque aéreo em Gaza logo após receber a notícia de que seu documentário seria exibido no Festival de Cannes. O filme, que retrata sua vida durante a guerra, foi uma colaboração com a cineasta iraniana Sepideh Farsi. Fatima, que tinha 25 anos, sonhava em se casar e buscava um espaço verde em Gaza.

A morte de Fatima, que ocorreu em 15 de abril, destaca a tragédia que afeta jornalistas na região. Desde o início do conflito, mais de 160 jornalistas foram mortos em Gaza, segundo a Federação Internacional de Jornalistas. Relatórios indicam que o número real pode ser ainda maior, com Gaza se tornando um local de alta mortalidade para palestinos e profissionais de mídia.

Fatima era conhecida por sua narrativa visual poderosa e por sua presença ativa nas redes sociais. Em uma de suas postagens, expressou o desejo de que sua morte fosse ouvida pelo mundo, não se tornando apenas um número entre as vítimas. "Quero uma morte barulhenta," escreveu, refletindo sua luta e resistência diante da brutalidade do conflito.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela