28 de abr 2025
Apagão atinge Europa e investigações sobre ciberataque são iniciadas em Portugal e Espanha
Autoridades ainda não confirmaram a origem da falha na rede elétrica, que causou caos em transportes e serviços essenciais.
Torcedores que acompanhavam o Madrid Open caminham pelas passarelas escuras durante um apagão geral atingir Espanha, Portugal e outros países europeus - 28/04/2025 (Julian Finney/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Apagão atinge Europa e investigações sobre ciberataque são iniciadas em Portugal e Espanha
Ouvir a notícia
Apagão atinge Europa e investigações sobre ciberataque são iniciadas em Portugal e Espanha - Apagão atinge Europa e investigações sobre ciberataque são iniciadas em Portugal e Espanha
Autoridades da Espanha e de Portugal investigam a possibilidade de um ciberataque relacionado ao apagão que afetou diversas cidades europeias nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, afirmou que a situação "é compatível com um ciberataque", embora a informação ainda não tenha sido confirmada.
O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal declarou que, até o momento, não foram encontrados indícios de um ataque cibernético. Em contrapartida, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe) está analisando dados e visitando centrais elétricas para investigar a situação. O apagão afetou também França, Polônia e Finlândia, com relatos de interrupções de energia em várias cidades.
A operadora espanhola Red Eléctrica informou que ativou planos de emergência para restaurar o fornecimento de energia, prevendo um retorno total em um período de seis a dez horas. A empresa destacou que está dedicando todos os recursos para solucionar a interrupção. O apagão causou problemas em semáforos, aeroportos e sistemas de transporte, incluindo a paralisação do evento Madrid Open.
A Renfe, empresa ferroviária da Espanha, suspendeu serviços às 7h30, horário de Brasília, devido à falta de energia. A mídia portuguesa relatou interrupções significativas em telecomunicações e transportes, com aeroportos e sistemas de metrô sendo severamente impactados. O Ministério da Saúde da Espanha afirmou que está monitorando a situação e que hospitais possuem sistemas de backup em funcionamento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.