04 de mai 2025
Ucrânia destrói caça russo Su-30 com drone marítimo pela primeira vez na história
Ucrânia abateu um caça russo Su 30 no Mar Negro com um drone marítimo, marcando um feito inédito na guerra.
Caças MiG-29 e caças Su-30 russos sobrevoam o centro de Moscou para ensaio de desfile do Dia da Vitória, que marca o aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (Foto: Shamil Zhumatov - 5.mai.24/Reuters)
Ouvir a notícia:
Ucrânia destrói caça russo Su-30 com drone marítimo pela primeira vez na história
Ouvir a notícia
Ucrânia destrói caça russo Su-30 com drone marítimo pela primeira vez na história - Ucrânia destrói caça russo Su-30 com drone marítimo pela primeira vez na história
A Ucrânia anunciou a destruição de um caça russo Su-30 no Mar Negro, utilizando um drone marítimo. Este evento marca a primeira vez que um jato de combate é abatido por um aparelho não tripulado. O ataque ocorreu na sexta-feira, 2 de maio, próximo ao porto de Novorossiysk, um local estratégico para a Rússia.
O serviço de inteligência militar da Ucrânia, conhecido como GUR, informou que o caça foi atingido por um drone Magura. O avião teria pegado fogo no ar antes de cair no mar. Até o momento, a Rússia não se pronunciou sobre o incidente, embora um blogueiro militar russo tenha confirmado a ocorrência, relatando que a tripulação do caça foi resgatada em meio a drones ucranianos.
A utilização de drones tem sido uma estratégia crescente da Ucrânia para compensar sua desvantagem em termos de recursos e força militar em relação à Rússia. Desde a anexação da Crimeia em 2014, a Ucrânia não possui uma marinha funcional no Mar Negro. Drones marítimos, como o Magura, têm se mostrado eficazes contra a frota russa, permitindo ataques a navios e aeronaves inimigas.
Em dezembro de 2024, a Ucrânia já havia reivindicado a destruição de dois helicópteros russos utilizando o mesmo tipo de drone. A tecnologia de drones, controlada remotamente e com capacidade de programação para longas distâncias, tem sido um elemento crucial na luta da Ucrânia. A guerra de drones se intensificou, especialmente após a invasão russa em 2022, alterando o cenário do conflito.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.