16 de mai 2025
Controladores de tráfego aéreo pedem mais recursos após caos em Newark e problemas técnicos
Controlador de tráfego aéreo denuncia falta de recursos e pressão extrema em Newark, destacando incidentes que comprometem a segurança.
Eduardo Munoz/Reuters/Arquivo
Ouvir a notícia:
Controladores de tráfego aéreo pedem mais recursos após caos em Newark e problemas técnicos
Ouvir a notícia
Controladores de tráfego aéreo pedem mais recursos após caos em Newark e problemas técnicos - Controladores de tráfego aéreo pedem mais recursos após caos em Newark e problemas técnicos
Jonathan Stewart, controlador de tráfego aéreo no Newark Liberty International Airport, denuncia a falta de recursos e a pressão intensa enfrentadas pelos trabalhadores. Em entrevista ao Wall Street Journal, ele descreveu a situação como "jogar xadrez em três dimensões a 400 quilômetros por hora". O aeroporto tem enfrentado atrasos e cancelamentos devido a uma escassez de pessoal e problemas técnicos.
Stewart supervisiona o Philadelphia Terminal Radar Approach Control (TRACON), que gerencia os voos para Newark. Recentemente, o local sofreu apagões que comprometeram a segurança, como o ocorrido em 28 de abril, quando os radares falharam por 90 segundos. Cinco controladores tiraram licença médica após esses incidentes, e Stewart relatou ter evitado uma colisão entre duas aeronaves em 4 de maio.
Problemas de Infraestrutura
A escassez de controladores é crítica. Dos trinta e oito profissionais necessários, apenas vinte e quatro estão em atividade. Além disso, dezesseis desses controladores retornarão a uma instalação em Nova Iorque no próximo ano. A situação foi agravada por um incidente em que uma linha de telecomunicações falhou, levando a um stop de voos para Newark.
A Administração Federal de Aviação (FAA) reconheceu a necessidade de aumentar o número de controladores e formou um grupo de trabalho de emergência para garantir a segurança no aeroporto. Recentemente, a FAA se reuniu com grandes companhias aéreas para discutir a limitação de voos durante a alta temporada de verão, visando reduzir os atrasos.
Desafios no Setor
A escassez de controladores é a mais baixa em trinta anos, segundo a National Air Traffic Controllers Association. O CEO da United Airlines, Scott Kirby, destacou que o controle de tráfego aéreo em Newark tem sido "cronicamente subdimensionado". Stewart enfatizou que os controladores não são responsáveis pelos atrasos, mas que a pressão acumulada pode ter efeitos graves na segurança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.