- Passageiros do Metrô já podem pagar a tarifa diretamente nas catracas com cartões físicos de crédito e débito por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha a partir desta segunda-feira.
- Em dezembro, a tecnologia será estendida para as linhas 2-Verde e 15-Prata, como parte de um piloto.
- O projeto-piloto terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação, para avaliar aceitação, fluxo e ajustes.
- Durante o período de testes, o uso é limitado: duas viagens com intervalo de um minuto e, depois disso, somente após 30 minutos; regras podem ser revisadas ao longo do piloto.
- Apenas cartões físicos habilitados para pagamento por aproximação das bandeiras Mastercard, Visa e Elo serão aceitos; cartões virtuais em celulares ou outros dispositivos não são aceitos.
No sistema de transporte da cidade, passageiros já podiam pagar a tarifa nas catracas com cartões de crédito e débito por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A implementação começou nesta segunda-feira, 1º, e vale para as trechos dessas linhas.
Segundo o Metrô, o objetivo é modernizar o acesso e acelerar o fluxo nas catracas. A novidade integra a cobrança direta por aproximação, sem necessidade de demais ações no momento do embarque.
Ao longo de dezembro, a tecnologia será estendida para as linhas 2-Verde e 15-Prata. O projeto-piloto terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação, para avaliar aceitação, movimentação nas estações e ajustes necessários.
Expansão para as linhas 2-Verde e 15-Prata
Durante o piloto, o uso fica limitado a duas viagens com intervalo de 1 minuto entre elas. Após esse período, o cartão só poderá ser utilizado novamente após 30 minutos. As regras podem sofrer ajustes ao longo do teste.
Nesta fase, apenas cartões físicos habilitados para pagamento por aproximação com as bandeiras Mastercard, Visa e Elo serão aceitos. Cartões virtuais, em celulares ou dispositivos similares, não são aceitos.