Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Desodorante com aroma Marmite lidera presentes de Natal no Reino Unido

Desodorante com aroma de Marmite lidera lista de presentes de Natal mais desapontados no Reino Unido; 21% não queriam o presente e buscam devolução ou troca

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Consumer group Which? finds one in five people are unsure what to do with dud gifts after the festive period
0:00
Carregando...
0:00
  • Marmite-scented deodorant e pijamas já usadas aparecem no topo da lista de presentes de Natal mais desapontantes, segundo pesquisa da organização de consumo Which? com 2 mil pessoas.
  • Vinte e um por cento dos entrevistados disse ter recebido um presente indesejado ou inadequado no último Natal.
  • Entre as ações, 33% disseram que mantêm o presente e o usam; 15% guardam, mas não utilizam; 34% descartaram o item após as festas.
  • Formas comuns de passar adiante o presente incluem dar a um amigo ou parente (12%), às lojas de doações (10%) e vender online (8%).
  • A especialista em direito do consumidor Lisa Webb destaca a importância da nota fiscal e da opção de devolução/ trocas; muitas lojas estendem políticas de devolução no período festivo.

Marmite-scented deodorant e pijamas já usados lideraram a lista dos presentes de Natal mais decepcionantes, segundo pesquisa do grupo de consumo Which?. A sondagem ouviu mais de 2 mil pessoas e revelou que 21% receberam presente indesejado ou inadequado.

Entre os itens citados, além do desodorizante com cheiro de Marmite, houve menção a um livro sobre o Tottenham e a outras opções pouco animadoras, como artigos não usados. Um caso curioso mostrou alguém receber um passeio de helicóptero, presente da própria filha.

Quando perguntados sobre o que fizeram com o presente indesejado, 33% mantiveram para usar, 15% guardaram, mas não utilizaram. Um terço informou ter se livrado do item após o fim das festas, por meio de troca, doação ou venda. Outras atitudes incluíram doar a terceiros (12%), vender em marketplace (8%) e doar a uma loja de caridade (10%). Apenas 2% descartaram o item pela via da retirada de circulação, e 1% devolveu ao comprador.

Como agir diante de um presente indesejado

As informações indicam que muitas lojas ampliam políticas de devolução no período de festas, permitindo reembolso, troca ou vale. Em pedidos feitos online, a possibilidade de devolução pode depender de quem solicitou o retorno, especialmente quando o item foi marcado como presente.

Para facilitar, especialistas recomendam manter a nota fiscal ou recibo de compra. Em alguns casos, o valor pode ser devolvido apenas mediante apresentação do titular do cartão original, conforme política de cada varejista. Existem ainda opções como vale ou crédito futuro.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais