Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Eliza Samudio saiu de Portugal sem passaporte após autorização, entenda

Autorização de Retorno ao Brasil permite apenas viagem direta; passaporte encontrado em Portugal será entregue à família, conforme consulado de Lisboa

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • A Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), documento que permite retorno direto ao país com menos burocracia, foi citada pela família como facilitando a saída de Eliza Samudio de Portugal sem passaporte.
  • O passaporte encontrado em Portugal será entregue à família após os trâmites consulares; o recebimento ocorreu na sexta-feira, dia dois, segundo o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
  • A família questiona se houve emissão de uma segunda via do passaporte e como o documento chegou ao local onde foi localizado.
  • O irmão de Eliza, Arlie Moura, disse à CNN Brasil acreditar na autenticidade do documento encontrado.
  • A CNN Brasil busca contato com a Polícia Federal para entender se haverá investigação sobre o caso e se há informações sobre a possível segunda via.

O passaporte de Eliza Samudio, encontrado em Portugal, voltou a gerar repercussão. Segundo a madrinha do filho e representante da família, Maria do Carmo, Eliza deixou o país sem o documento usando uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O passaporte deverá ser entregue à família após trâmites consulares.

A ARB é uma autorização emitida por uma repartição consular brasileira no exterior. Ela permite apenas uma viagem direta ao Brasil e tem validade compatível com o deslocamento necessário. A documentação não autoriza outras saídas nem a emissão de outras vias.

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou que o recebimento do documento ocorreu na sexta-feira, 2. Maria do Carmo relatou à CNN Brasil que o passaporte será entregue à família. A notícia ressurge após o Portal Leo Dias mencionar o paradeiro do documento.

O irmão de Eliza, Arlie Moura, de 27 anos, afirmou à CNN Brasil acreditar na autenticidade do documento encontrado em Portugal. A família também questiona se houve a emissão de uma segunda via do passaporte e como o objeto chegou ao local de localização.

A CNN Brasil tenta contato com a Polícia Federal para confirmar se haverá investigação sobre o caso. A apuração busca esclarecer a origem do passaporte, o possível uso de uma segunda via e as circunstâncias da localização em território português.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais