08 de mai 2025
Realeza britânica homenageia veteranos em celebração do Dia da Vitória na Europa
Reino Unido celebra 80 anos do Dia da Vitória na Europa com homenagens a veteranos e eventos em várias cidades, enquanto conflitos persistem na Europa.
Foto tirada em 3 de julho de 2017 em Meautis mostra a linha de produção de uma planta da cooperativa agrícola francesa na indústria de laticínios 'Les Maitres laitiers du Cotentin'. A planta fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Realeza britânica homenageia veteranos em celebração do Dia da Vitória na Europa
Ouvir a notícia
Realeza britânica homenageia veteranos em celebração do Dia da Vitória na Europa - Realeza britânica homenageia veteranos em celebração do Dia da Vitória na Europa
O Reino Unido comemorou o 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa (VE Day) em 8 de maio com uma série de eventos. A cerimônia principal ocorreu na Abadia de Westminster, onde o Rei Charles e o Príncipe William prestaram homenagens a veteranos da Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia começou com um silêncio de dois minutos, respeitado em todo o país, em memória da rendição incondicional da Alemanha nazista em 1945. Charles e William, com medalhas militares, depositaram coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, em sinal de respeito aos que perderam suas vidas no conflito.
Homenagens e Reflexões
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, destacou a data como uma celebração de desafio, sacrifício e coragem. Ele afirmou que a vitória representa um triunfo do bem sobre forças de ódio e tirania. Em contraste, o presidente russo Vladimir Putin se referiu à vitória sobre Adolf Hitler como "sagrada", enquanto discutia a situação atual na Ucrânia.
Eventos semelhantes ocorreram na França e na Alemanha. O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao herói da guerra Charles de Gaulle em Paris, enquanto o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, discursou no Bundestag.
Últimas Celebrações
O aniversário deste ano é significativo, pois pode ser uma das últimas grandes celebrações com veteranos presentes, muitos dos quais estão na casa dos noventa anos ou mais. Após a cerimônia, Charles e a rainha consorte Camilla cumprimentaram os veteranos.
Além disso, um grande desfile militar e uma apresentação aérea ocorreram nas proximidades do Palácio de Buckingham. O dia culminou com um concerto no Horse Guards Parade, onde Charles e Camilla assistiram a apresentações musicais e compartilharam histórias com os veteranos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.