Breaking News

27 de jun 2025

Mais de 80 mil mortes são registradas em Gaza, segundo primeiro levantamento independente

Pesquisa independente revela que 84.000 pessoas morreram em Gaza entre outubro de 2023 e janeiro de 2025, com maioria sendo mulheres, crianças e idosos.

Estimativas confiáveis sobre as mortes durante a guerra em Gaza têm sido difíceis de reunir. (Foto: Abdalhkem Abu Riash/Anadolu via Getty)

Estimativas confiáveis sobre as mortes durante a guerra em Gaza têm sido difíceis de reunir. (Foto: Abdalhkem Abu Riash/Anadolu via Getty)

Ouvir a notícia

Mais de 80 mil mortes são registradas em Gaza, segundo primeiro levantamento independente - Mais de 80 mil mortes são registradas em Gaza, segundo primeiro levantamento independente

0:000:00

Desde o início da guerra entre Hamas e Israel, a contagem de mortes em Gaza tem sido alvo de controvérsias. O Ministério da Saúde da Palestina, responsável por divulgar os dados, enfrenta críticas sobre a precisão das informações. Uma nova pesquisa independente, no entanto, estima que cerca de 84.000 pessoas morreram em Gaza entre outubro de 2023 e janeiro de 2025, com mais da metade sendo mulheres, crianças ou idosos.

A pesquisa, realizada em condições adversas, não se baseou nos dados do ministério. Os pesquisadores, em colaboração com o Centro Palestino de Pesquisa e Pesquisa de Políticas, entrevistaram 2.000 famílias em áreas representativas da Faixa de Gaza. Os dados coletados indicam que aproximadamente 75.200 mortes foram violentas, enquanto 8.540 foram causadas por fatores não violentos.

Os pesquisadores enfrentaram desafios significativos, como a impossibilidade de acessar áreas em conflito ativo, como o Norte de Gaza e Gaza City. Apesar disso, a equipe conseguiu realizar um levantamento detalhado, entrevistando adultos sobre a situação de seus familiares desde o início do conflito. Os entrevistados relataram o número de membros da família e o destino de cada um, se estavam vivos, mortos ou desaparecidos.

A pesquisa destaca que a saúde da população palestina, que era considerada boa antes da guerra, provavelmente se deteriorou ao longo do conflito. A situação se agravou após o término de um cessar-fogo de dois meses em março, com a destruição de infraestrutura crítica e o deslocamento de centenas de milhares de pessoas. A contagem de mortes da pesquisa é semelhante a estimativas anteriores, que indicavam 64.260 mortes violentas até junho de 2024, reforçando a necessidade de dados confiáveis em meio à crise.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela