08 de ago 2025
Coppola encontra consolo no estoicismo após a morte da esposa com ensinamentos de Marco Aurélio
Francis Ford Coppola reflete sobre o luto e a bondade de Eleanor, enquanto dedica seu novo filme à memória da esposa amada

Diretor Francis Ford Coppola reflete sobre a perda de sua esposa, a cineasta Eleanor Coppola (Foto: @Daily Stoic Podcast via YouTube)
Ouvir a notícia:
Coppola encontra consolo no estoicismo após a morte da esposa com ensinamentos de Marco Aurélio
Ouvir a notícia
Coppola encontra consolo no estoicismo após a morte da esposa com ensinamentos de Marco Aurélio - Coppola encontra consolo no estoicismo após a morte da esposa com ensinamentos de Marco Aurélio
Francis Ford Coppola dedicou seu último filme, Megalópolis, à sua esposa, Eleanor Coppola, que faleceu em 2024, aos 87 anos. O casal, casado por seis décadas e pai de três filhos, colaborou em diversos projetos cinematográficos ao longo de suas vidas.
Em entrevistas, Coppola compartilhou como a filosofia de Marco Aurélio o ajudou a enfrentar o luto. "Perdi minha esposa de 60 anos. Foi algo devastador", disse o cineasta ao programa The Daily Stoic Podcast em setembro de 2024. Ele destacou uma citação do filósofo que o inspirou a honrar a memória de Eleanor, buscando ser mais como ela em suas ações diárias.
Coppola relembrou que sua esposa era uma pessoa bondosa, sempre disposta a oferecer conforto a quem precisava. "Eu não sou assim, mas comecei a fazer isso", afirmou. O diretor agora se esforça para manter o legado de bondade de Eleanor vivo, ligando para amigos e conhecidos que estão sozinhos ou doentes.
Eleanor Coppola, nascida em 1936, fez carreira como diretora de fotografia e de curtas-metragens documentais. Ela ganhou um Emmy por seu trabalho no documentário O Apocalipse de um Cineasta, que retrata o processo de filmagem de Apocalypse Now, dirigido por Francis em 1979. A contribuição dela para o cinema permanece viva na memória de muitos, especialmente na de seu marido.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.