- Eleições distritais na Namíbia destacam Adolf Hitler Uunona, reeleito como conselheiro regional no distrito eleitoral de Ompundja, região de Oshana.
- Ompundja abriga pouco mais de cinco mil habitantes; esta é a quinta reeleição de Uunona como político regional.
- Em entrevista ao The Namibian, ele disse ter removido formalmente “Hitler” de seus documentos de identidade, afirmando que o pai não compreendia o significado histórico do nome.
- O político declarou que, na infância, considerava o nome comum e que só depois entendeu a association com o ditador nazista, reforçando que não tem relação com aquele regime.
- A Namíbia, país na África austral, tem história de colonização alemã no fim do século XIX e, desde 1990, é independente.
Ompundja, Namíbia – As eleições distritais na Namíbia chamaram a atenção pelo nome de um dos candidatos. Adolf Hitler Uunona foi reeleito conselheiro regional no distrito de Ompundja, na região de Oshana, em pleito já realizado. Ompundja agrega pouco mais de 5 mil habitantes.
Em entrevista ao The Namibian, ele afirmou ter removido formalmente a palavra Hitler de seus documentos de identidade. Ounona explicou que o pai não compreendia o significado histórico do nome e que, na infância, o considerava comum.
Esta é a quinta reeleição de Adolf Uunona como político regional em Ompundja. Em 2020, ele já havia vencido com cerca de 85% dos votos. O distrito fica no norte do país, cuja história envolve colonização alemã no final do século 19.
Contexto histórico
A Namíbia passou por período de domínio alemão até 1915, seguido pelo controle sul-africano até a independência em 1990. Nomes de origem alemã são relativamente comuns no país, que teve uma história marcada por conflitos e episódios de violência contra povos como Herero e Nama.