Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Rubio vê conversas com Ucrânia produtivas, mas há muito trabalho pela frente

Negociadores da Administração Trump reativam conversas em Hallandale Beach para destravar acordo de paz na Ucrânia, após plano de 28 pontos e resistência de Kiev

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Reunión de la delegación estadounidense y la ucrania en un hotel de Florida.
0:00 0:00
  • Negociadores da Administração Trump reuniram-se por pouco mais de duas horas em Hallandale Beach, Flórida, com representantes ucranianos para destravar um acordo de paz na Ucrânia.
  • Participaram Marco Rubio, Jared Kushner, Daniel Driscoll e Steve Witkoff; a delegação ucraniana foi chefiada por Rustem Umerov e Sergiy Kyslytsya.
  • A reunião ocorreu após as tentativas anteriores de avanço diplomático, buscando estabelecer um caminho para que a Ucrânia seja soberana, independente e próspera.
  • Umerov classificou o encontro como produtivo e afirmou que os EUA ouvem, apoiam e trabalham junto aos ucranianos, mantendo Zelenski informado.
  • O contexto envolve um plano de paz de 28 pontos divulgado pela Casa Branca, que gerou resistência na Ucrânia e críticas russas, com negociações intensificadas para progressos.

O fim de semana trouxe uma tentativa de avanço nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. Negociadores da Administração Trump se reuniram por pouco mais de duas horas em Hallandale Beach, na Flórida, com representantes ucranianos para destravar um acordo de paz. O encontro ocorreu no contexto de um plano de paz de 28 pontos divulgado pela Casa Branca, que provocou resistência de Kiev e críticas de Moscou.

Na sala, participaram o senador Marco Rubio, Jared Kushner, Daniel Driscoll e Steve Witkoff, todos ligados ao alto escalão da atual interlocução norte-americana. Os negociadores ucranianos foram chefiados por Rustem Umerov, chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, e Sergiy Kyslytsya, segundo em comando no Ministério das Relações Exteriores. A delegação discutiu bases para avanços que já haviam sido debatidos em Genebra.

Participantes e objetivo

O objetivo conjunto é desenhar um caminho viável para uma Ucrânia soberana, independente e próspera, mantendo o envolvimento dos EUA como mediador. Em declarações de Umerov, houve sinal de alinhamento com as diretrizes norte-americanas, além de informações sobre contato direto com o presidente Zelenski para atualização do andamento das conversas. Steven Witkoff planeja viagem a Moscou nesta semana para tratar com o Kremlin, incluindo Putin, sobre o desdobramento do lado russo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais