- O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, nomeou Lee Hye-hoon, conservadora e ex-deputada do Partido Unido para o Futuro, como ministra do Orçamento.
- Lee Hye-hoon afirmou que está alinhada com a meta do presidente de estimular o crescimento econômico e ampliar o bem‑estar social.
- A nomeação ocorre no contexto de uma reforma ministerial promovida por Lee, que busca reduzir o poder de planejamento orçamentário do Ministério da Fazenda.
- Especialistas indicam que mudanças na política de planejamento orçamentário podem elevar a dívida pública durante a gestão liberal.
- A divulgação foi feita pela assessoria da presidência em coletiva ocorrida no fim de semana.
South Korea: o presidente Lee Jae Myung nomeou Lee Hye-hoon, ex-líder conservadora da oposição United Future Party, como ministra do Orçamento. A decisão foi anunciada em coletiva no Palácio Blue House, em Seul, no domingo.
A nova ministra é conservadora e já atuou como deputada, alinhando-se à agenda de crescimento econômico aliada a políticas de bem-estar social defendidas pelo presidente.
Lee afirmou que a nomeação busca fortalecer o crescimento econômico e a proteção social, citando a importância de coordenar políticas fiscais com as metas de governo.
O governo tem promovido uma reforma ministerial que busca reduzir o poder de planejamento orçamentário do ministério da Fazenda, sob a justificativa de ampliar a eficiência.
Especialistas alertam que mudanças no planejamento orçamentário podem elevar o endividamento público durante a gestão liberal, com impactos na dívida nacional.
Reportagem de Heejin Kim e Jihoon Lee, com edição de Christopher Cushing. Fonte: Reuters.
Entre na conversa da comunidade