- O ministro alemão das Relações Exteriores, Johann Wadephul, destacou a importância das relações transatlânticas antes de viajar para Washington.
- A viagem acontece em meio a tensões sobre interesses dos EUA na Groenlândia e na Venezuela.
- Wadephul afirmou que, onde houver diferenças de opinião, elas devem ser discutidas por meio do diálogo para cumprir a responsabilidade conjunta pela paz e pela segurança.
- No caminho, ele fará escala na Islândia para reunião sobre segurança no Ártico em Reiquiavique.
- Ainda em Washington, está agendada reunião com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, reforçando o compromisso alemão com o direito internacional.
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, deixou Berlim neste domingo para seguir rumo a Washington, em meio a tensões sobre interesses dos EUA na Groenlândia e naVenezuela. A viagem ocorre em um momento delicado das relações transatlânticas.
Wadephul destacou a importância da parceria transatlântica e afirmou que haverá diálogo para tratar das diferenças de opinião entre Alemanha e Estados Unidos, com o objetivo de manter a responsabilidade compartilhada pela paz e pela segurança internacionais. A agenda inclui uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington, na segunda-feira.
No trajeto, o chanceler alemão fará uma escala em Reykjavik, Islândia, para um encontro com o chanceler islandês sobre segurança no Ártico. Ainda na segunda-feira, Wadephul está previsto para encontros com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, reforçando o compromisso alemão com o direito internacional e a cooperação multilateral.
Entre na conversa da comunidade