- Os ministros de Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia vão se reunir com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado Marco Rubio na quarta-feira, segundo o chanceler dinamarquês.
- A reunião ocorre em meio aos avisos de Donald Trump sobre assumir o controle da Groenlândia, território autônomo sob o Reino da Dinamarca.
- O ministro dinamarquês das Relações Exteriores, Lars Lokke Rasmussen, e a colega groenlandesa, Vivian Motzfeldt, solicitaram o encontro.
- A Groenlândia tem buscado maior autonomia, objetivo compartilhado por todos os partidos eleitos para o parlamento da ilha.
- O episódio se insere no histórico de discussões sobre o interesse americano na Groenlândia, que ganhou força desde 2019.
Denmark e Groenlândia vão discutir o tema com os EUA nesta quarta-feira, em Copenhague. O encontro envolve o vice-presidente americano JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio, conforme informou o ministro dinamarquês das Relações Exteriores.
Participam do encontro o ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen e a homóloga groenlandesa Vivian Motzfeldt. A agenda ocorre em meio às pressões de Donald Trump para que os EUA assumam controle da Groenlândia, território autônomo sob a Dinamarca.
Trump já havia sugerido a ideia de tomar a Groenlândia pela primeira vez em 2019, durante o seu mandato. A Groenlândia vem buscando maior autonomia desde 1979, com apoio de diferentes forças políticas locais.
Contexto
A Dinamarca mantém a soberania sobre a Groenlândia, mas o território tem avançado rumo à independência em setores relevantes. Diversos estudos e cargos políticos destacam esse movimento como tema central no debate local.
O objetivo da reunião é esclarecer intenções e possibilidades entre Washington, Copenhague e Nuuk, sem distorções, mantendo o foco em fatos verificáveis e na neutralidade das informações.
Entre na conversa da comunidade