O governo dos Estados Unidos decidiu congelar a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, segundo reportagem da rede norte-americana Fox News publicada nesta quarta-feira (14). De acordo com a emissora, a decisão foi tomada pelo Departamento de Estado dos EUA como parte de uma pausa temporária para reavaliar os critérios […]
O governo dos Estados Unidos decidiu congelar a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, segundo reportagem da rede norte-americana Fox News publicada nesta quarta-feira (14).
De acordo com a emissora, a decisão foi tomada pelo Departamento de Estado dos EUA como parte de uma pausa temporária para reavaliar os critérios atualmente utilizados na concessão de vistos a estrangeiros. A medida começaria a valer em 21 de janeiro e, até o momento, não há previsão para o seu término.
Ainda segundo a Fox News, não estava claro, até a última atualização da reportagem, se o congelamento também se aplica a vistos de turismo. O governo dos Estados Unidos não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.
A reportagem afirma que a iniciativa busca conter a imigração e revisar parâmetros adotados pelo país. Um memorando interno, ao qual a emissora diz ter tido acesso, menciona ainda a possibilidade de restrições adicionais, incluindo critérios relacionados à idade e ao peso dos solicitantes. Em novembro, a agência Associated Press já havia informado que o governo de Donald Trump estudava diretrizes para limitar a entrada de pessoas consideradas obesas.
Além do Brasil, a lista de países afetados pelo congelamento inclui Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia, entre outros, totalizando 75 nações, de acordo com a Fox News.
Entre na conversa da comunidade