- Quatro astronautas retornaram à Terra em uma evacuação médica inédita da Estação Espacial Internacional, após um problema de saúde não divulgado; o estado do tripulante é estável.
- A cápsula fez splashdown no Pacífico, próximo de San Diego, no meio da noite.
- Entre os que voltaram estão a comandante Zena Cardman, Mike Fincke, Oleg Platonov e Kimiya Yui.
- a equipe informou que o estado do tripulante afetado segue estável e que a evacuação permitiu avaliações médicas detalhadas no solo.
- Os demais tripulantes na ISS são Chris Williams, Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikayev; as atividades de caminhadas espaciais devem permanecer suspensas até novo envio.
Four astronautas voltaram à Terra após a primeira evacuação médica da Nasa, após uma mudança abrupta na missão à Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula fez splashdown noturno no Pacífico, perto de San Diego, com dois astronautas dos EUA, um cosmonauta russo e um astronauta japonês a bordo. O motivo da evacuação não foi revelado pela Nasa, que informou apenas que o último integrante está estável.
O retorno ocorreu após cinco meses em órbita. Ao saírem da cápsula, a equipe foi colocada em maca, em posição de prontidão para atendimento médico, e acenou para as equipes de resgate. A comandante Zena Cardman disse que é reconfortante estar em casa e que a tripulação se apoiou mutuamente durante a missão.
A Nasa confirmou que o membro da tripulação atingido permanece estável. O comunicado oficial destacou que a decisão de evacuar foi tomada para permitir avaliações médicas completas em solo, com acesso a diagnósticos que não seriam possíveis a bordo.
Estado de saúde e próximos passos
Os astronautas evacuados incluem Cardman, Mike Fincke, Oleg Platonov e Kimiya Yui. Fincke afirmou, por meio de postagem, que todos estão estáveis, seguros e bem cuidados. A Nasa explicou que a evacuação foi planejada para garantir diagnósticos com tecnologia disponível na Terra.
Enquanto isso, Chris Williams e Sergey Kud-Sverchkov, Sergei Mikhaev permanecem na ISS, tendo chegado em novembro a bordo de uma nave Soyuz. A Nasa informou que, até novo conjunto de tripulantes chegar, atividades como caminhadas espaciais terão de ser suspensas por tempo indeterminado.
Roscosmos também está envolvida na operação da ISS, mantendo a cooperação entre as agências para a logística de transporte de astronautas. A missão destaca a continuidade da cooperação multinacional na estação orbitante, em atividade contínua desde 2000.
Entre na conversa da comunidade